Wellness: entenda o conceito que leva bem-estar para a arquitetura
Aconchegante, tranquilidade e leveza são alguns dos pilares que a ideia busca e que também são refletidos na arquitetura
A busca por espaços aconchegantes e tranquilos sempre foi uma preocupação dos profissionais que lidam com a construção de interiores. O conceito de arquitetura wellness vem para reforçar essa prática e verbalizá-la melhor: trata-se de uma filosofia que visa buscar o bem-estar no cotidiano das pessoas.
Essa necessidade surge em um momento mais do que propício, especialmente quando olhamos a vida urbana. As cidades possuem vários ruídos, enquanto a rotina corrida deixa as pessoas cada vez mais cansadas e estressadas. No Wellness, a busca pelo descanso e relaxamento entra em foco.
O que é Wellness?
Muito atrelado ao segmento de beleza e estética, o Wellness cada vez mais vem sendo reinterpretado e vivido de maneira mais profunda. Traduzido para o português, o significado é “bem-estar”, e por essa razão, outras áreas da vida aderiram ao termo e especialmente à sua filosofia para incorporar as atividades.
Especialmente nas áreas de viagem, SPA, Fitness e nutrição, essa tendência se mostra presente e já é muito discutida, afinal, são espaços que tem um foco gigante em melhora de corpo, mente e alma. Em essência, o Wellness significa mais naturalidade, sem afastar imperfeições ou investir em artificialidades.
E a arquitetura Wellness?
Na arquitetura, o Wellness está se tornando popular e se apresentando como uma tendência. O que muitos profissionais acreditam é que as cores, texturas, aromas e elementos que compõe um ambiente são capazes de despertar sensações, e buscar por aquelas que tragam bons sentimentos é fundamental.
O isolamento social, culminado pela pandemia do coronavírus, foi um dos grandes impulsionadores da arquitetura Wellness. Isso porque as pessoas precisaram passar mais tempo em suas casas e lidar com uma série de questões: o medo do vírus, a adaptação do home office, as incertezas econômicas, o equilíbrio entre trabalho e família, entre outras.
A partir disso, não foram poucos os casos de pessoas que saíram em busca de alternativas para deixar o lar com mais personalidade e aconchego. Transformar espaços em verdadeiros refúgios foi terapêutico para que os moradores conseguissem lidar com as questões externas e se sentirem mais acolhidos.
A verdade é que o Wellness tem tudo a ver com autocuidado, e nada mais íntimo do que o próprio lar para contribuir com isso, deixando aquela noção de casa como um refúgio e porto seguro cada vez mais realista.
Arquitetura Wellness na CASACOR
A cada edição que passa, a CASACOR dita tendências, e há algum tempo o elenco tem explorado ambientes que visam o bem-estar e o aconchego como premissa principal.
O uso de cores mais neutras e com pouco contraste, a busca por aromas mais equilibrados, texturas que convidam ao toque e muita natureza, com plantas em diferentes ambientes, são algumas das apostas que o elenco da CASACOR tem utilizado para colocar em prática o Wellness na arquitetura.
A presença da água também se tornou VIP nos projetos que buscam o equilíbrio e bem-estar na CASACOR. A Deca entrou em cena para ajudar com essa tarefa, e apresentou ótimas opções de elementos para compor o ambiente e deixar com cara de SPA.
Lançar mão das plantas foi outra forma de incorporar a natureza e construir essa noção de Wellness nos projetos da CASACOR – que além de tudo ainda contribuem com uma melhora na respiração e purificação do ar.