Madeira e branco marcam o décor minimalista deste apê de 450 m²
Materiais naturais como madeira, linho, pedra e couro levam conforto e acolhimento ao projeto assinado pelo escritório Diego Raposo + Arquitetos
Logo após comprar este apartamento de 450 m², em Três Rios (interior do RJ), um casal de jovens empresários à espera de uma bebê encomendou um projeto aos arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas, do escritório Diego Raposo + Arquitetos para deixar o novo lar do jeito que eles sonhavam.
“Como os clientes gostam muito de receber amigos e parentes em casa, eles pediram um apartamento que propiciasse esse convívio, sem formalidades. Outro pedido importante foi prever no projeto uma área generosa para instalar um closet”, conta Raposo.
Por ser um imóvel térreo, mesmo com uma ótima metragem, a ideia dos novos proprietários era incorporar algumas áreas externas, mas, para isso, seria necessário fazer grandes intervenções. Segundo os arquitetos, a reforma promoveu várias alterações na planta original do imóvel para integrar áreas e criar novos espaços.
Na suíte do casal, por exemplo, um banheiro foi incorporado à área do closet original para deixá-lo mais amplo, enquanto uma varanda lateral do prédio foi transformada no novo banheiro, com portas que dão acesso à varanda do quarto do casal. “Com isso, sobrou espaço para criar uma área de spa”, revela Raposo.
Outra varanda lateral do prédio também foi incorporada ao imóvel, dessa vez para criar uma espaçosa área gourmet, de 45 m², conectada à cozinha, que conta com uma ilha de cocção. Como os clientes são apaixonados pela Grécia, adoram uma atmosfera praiana e gostam de receber em casa de forma descontraída, aqui a decoração foi inspirada no estilo Mikonos/Santorini.
Como a varanda é estreita (o que impossibilitaria colocar um sofá), os arquitetos fizeram um grande nicho na parede e “esculpiram” o banco com 70 cm de profundidade na própria alvenaria, que foi pintada de branco.
Segundo os arquitetos, no geral, o projeto buscou uma atmosfera minimalista, apostando em uma base neutra e clara (tanto em revestimentos como em tecidos) para receber móveis brasileiros contemporâneos, sendo alguns de design assinado (como a poltrona Mole de Sergio Rodrigues e a mesa de centro de Luia Mantelli), além de marcenarias desenhadas pelo próprio escritório, executadas em madeira freijó.
Na decoração, praticamente todo o mobiliário é novo, com foco no design atemporal, sempre associado ao conforto. Como o living é bem mais amplo que o do apartamento anterior, foi necessário investir em peças proporcionalmente maiores e aproveitar os móveis antigos do casal em outros cômodos, de escala menor.
Na área social, o escritório apostou em uma paleta de tons claros e em materiais naturais, como linho, madeira freijó, mármore travertino e couro, para deixar os ambientes mais leves e acolhedores. Os móveis entram pontualmente nos espaços para permitir que os ambientes “respirem” e transmitam a sensação de calma. Já as obras de arte e os adornos aparecem de maneira discreta para não tirar o protagonismo do espaço como um todo.
Na suíte master, como os clientes queriam se sentir em um quarto de hotel cinco estrelas, os profissionais desenharam uma cabeceira para receber a cama de casal super king, além das mesas laterais e da luminária de palha com inox. Todas as paredes do dormitório foram revestidas com painéis de carvalho claro, contribuindo para deixar o ambiente bastante acolhedor, propício ao descanso.
No banheiro de proporções generosas, com ares de spa, além de criar iluminação zenital sobre as bancadas, os arquitetos instalaram duas portas de correr com painéis de madeira que dão a sensação de casa e ainda permitem integrar o espaço com a área externa. “Como a cliente adora pegar sol, quando os painéis estiverem recolhidos, ela poderá usar o chuveiro como ducha. Revestimos a parede do box com seixos para reforçar a ideia de spa”, conclui Raposo.