Exposição “Vida em Coisas” contrasta tecnologia e natureza no CCBB RJ
Pela primeira vez no Brasil, o Studio Drift, dos artistas holandeses Lonneke Gordijn e Ralph Nauta, traz um conjunto surpreendente de suas obras
Sucesso pelo mundo inteiro, a exposição “Vida em Coisas”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), traz instalações surpreendentes, cheias de movimento e significados mais profundos do que se pode enxergar a olho nu.
O projeto é fruto do trabalho de uma dupla de artistas holandeses que estão à frente do Studio Drift, Lonneke Gordijn e Ralph Nauta. Por meio de diferentes exposições, os artistas buscaram criar uma reconexão do ser humano com o ambiente e a natureza.
Para fazer isso, eles utilizam recursos tecnológicos que ampliam e contrastam as belezas naturais para fazer com que os visitantes reflitam sobre a própria essência.
É a primeira vez que um conjunto representativo de obras dos artistas é apresentado em solo brasileiro, embora a dupla já tenha percorrido um forte circuito internacional. Suas obras estiveram no The Shed (Nova York, 2021), Art Basel (2017, 2021), Victoria & Albert Museum (Londres, 2009, 2015), Bienal de Veneza (2015), entre outros.
Um dos destaques da exposição, localizada em um dos espaços de maior protagonismo do CCBB RJ, é a instalação Shylight (“luz tímida” em tradução para o português) – uma escultura hipnótica que se abre e se fecha, numa fascinante coreografia que imita o comportamento de flores que, durante a noite, se fecham como forma de proteção e de economia de recursos.
Outra peça que está chamando a atenção dos visitantes é a Fragile Future, em que os artistas capturaram cerca de 15 mil sementes a cada primavera em Amsterdã, e as desidrataram para incorporá-las a um sistema eletrônico que inclui bronze fosforoso e luzes de LED.
A exposição ficará em cartaz até o dia 22 de maio e é gratuita. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site: https://www.bb.com.br/cultura.
Serviços
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
Data: Até 22 de maio
Horários:
-
- Segundas: das 9h às 21h
- Terças: fechado
- Quartas a sábados: das 9h às 21h
- Domingos: das 9h às 20h