Edifício no Vietnã tem projeto feito 100% de bambu
Assinado pela Vo Trong Nghia Architects, a estrutura, composta por 42 mil peças de bambu, incorpora a cultura vietnamita e cria uma atmosfera acolhedora
O escritório vietnamita Vo Trong Nghia Architects usou 42 mil peças de bambu para criar este edifício que incorpora a cultura local e é porta de entrada para um resort na ilha de Phu Quoc.
O espaço recebe os visitantes do Grand World Phu Quoc, que faz parte do Phu Quoc United Center – um complexo de lazer e entretenimento que ocupa mais de 1.000 hectares na ilha.
O estúdio afirmou que o projeto, que usa cordas e pinos de bambu para conectar os colmos era mais complicado do que seus edifícios de bambu anteriores devido aos sistemas estruturais híbridos usados.
“O sistema conjunto é um desafio, pois empregamos muitos sistemas estruturais, e os detalhes deles se encontrando são desafiadores”, disse a Vo Trong Nghia Architects.
A estrutura densa compreende uma série de arcos, cúpulas e grades, com um vazio interno esculpido nas formas de um lótus e um tambor de bronze.
A estrutura de bambu produz espaços interiores que parecem abertos e transparentes, devido à estrutura da grade que permite que a luz penetre através dela.
Clarabóias incorporadas ao telhado de palha do edifício também permitem que a luz do dia ilumine o interior, enquanto o sistema de grade permite que a brisa ventile o espaço naturalmente.
“A luz entra lindamente e, juntamente com a cor natural do bambu, cria uma atmosfera acolhedora e íntima, embora a estrutura seja muito aberta em termos de fluxo de ar”, acrescentou o estúdio.