Conheça a casa em Búzios onde Brigitte Bardot costumava se hospedar
Projeto da arquiteta Mônica Gervásio respeita o estilo buziano original e imprime novos ares com soluções sustentáveis e decoração totalmente renovada

A arquiteta Mônica Gervásio – do elenco CASACOR Rio de Janeiro – assina a reforma completa desta casa de praia localizada em Búzios, tradicional balneário na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Com 1000 m² de área construída em um terreno de 5000 m², a residência térrea – com apenas uma suíte no piso superior – pertence a uma família que veraneia na região há mais de 30 anos.

A propriedade, cuja origem remonta às décadas de 1950 ou 1960, guarda histórias ilustres: Brigitte Bardot costumava se hospedar nela em suas visitas à cidade. Preservar essa memória afetiva, sem abrir mão do conforto e da estética atual, foi o ponto de partida para a arquiteta, que contou com o paisagismo de André Piquet.

Segundo Mônica, os clientes solicitaram uma reforma completa de todos os ambientes – com atualização de revestimentos, iluminação, mobiliário, layout e paisagismo —, mas com um pedido essencial: manter a alma da construção original. “Tivemos o cuidado de não alterar muito as fachadas”, conta a arquiteta que pintou janelas e portas com tinta na cor Repouso Azul (da Coral) e respeitou o estilo arquitetônico típico de Búzios.

Entre as principais intervenções estruturais estão a eliminação de desníveis e escadas desnecessárias, melhor divisão dos espaços internos, ampliação de ambientes e criação de novos cômodos e principalmente grandes pergolados que se transformaram em varandas e áreas de convivência.

Os quartos ganharam banheiros e se transformaram em suítes, a cozinha foi completamente reformulada e um novo espaço gourmet foi construído do zero. Também foram criados pergolados, varandas, uma horta, caminhos de circulação e um lounge elevado sobre a antiga casa de barco — projetado para oferecer uma vista privilegiada do mar e do pôr do sol.

Atualmente, a casa abriga hall de entrada, sala de jantar, sala de estar, estar com lareira, sala de TV, rouparia, lavabo, cozinha, despensa, lavanderia, quarto de serviço com banheiro e seis suítes — duas delas destinadas a hóspedes. Na área externa, além de um segundo lavabo, destacam-se as varandas, que são extensos pergolados com duas áreas de estar, dois balanços e uma mesa redonda ideal para o café da manhã. Na extremidade do terreno, o espaço gourmet acomoda uma mesa para 10 pessoas e está equipado com churrasqueira, cooktop e forno de pizza. Completam o projeto a piscina existente, um lounge-mirante voltado para o mar, depósitos, casa do caseiro e acessos distribuídos por todo o terreno.

A proposta decorativa segue o estilo praiano contemporâneo, tendo como base uma paleta cromática de brancos e beges. As cores surgem de forma pontual, especialmente nos dormitórios, que foram decorados com roupas de cama, almofadas e cortinas nas nuances de azul, verde, amarelo, rosa e acqua. “Priorizamos móveis amplos e confortáveis, em tons neutros e feitos com materiais naturais, como fibras naturais e madeiras certificadas”, destaca a arquiteta. A estrutura original do telhado em madeira lavrada foi preservada, enquanto os pergolados ganharam forro de palha de bambu trançado, garantindo sombra agradável e conforto térmico.

Entre os acabamentos, destacam-se o piso de porcelanato em tom areia, tecidos de algodão e linho puro, tapetes de fibras naturais e de materiais sustentáveis, e marcenaria autoral em todos os ambientes – com portas de correr de freijó. A maioria das paredes internas foi pintada com tinta branca e algumas receberam revestimento de pedra natural.

Entre os principais destaques deste projeto estão a marcenaria personalizada presente em todos os ambientes, a integração visual e material entre os cômodos e o uso predominante de fibras naturais e madeiras ecológicas. O projeto, que levou um ano e cinco meses entre elaboração, aprovação, execução e finalização, teve como principal desafio modernizar a residência sem comprometer suas características originais.
