5 lugares intimistas para apreciar a arquitetura no Rio de Janeiro
Além do verde e das praias, a cidade maravilhosa é recheada de espaços com projetos arquitetônicos deslumbrantes e intimistas que você precisa conhecer!
Não é só de praias, morros e céu azul que uma das cidades mais bonitas do mundo, o Rio de Janeiro, se constitui. A arquitetura de seus edifícios históricos e contemporâneos, assinados pelos mais diversos arquitetos, também ganham seu espaço na paisagem e garantem um lugar especial no mapa da arquitetura global.
Por isso, se você está no Rio de Janeiro em busca de um lugar intimista para apreciar a arquitetura, reunimos 5 lugares que você precisa conhecer!
Anna Ristorante
Uma casa recheada de Itália! O Anna Ristorante, projetado por Rogério Cruz, apresenta uma série de antiguidades, louças italianas e iluminação intimista que irão te transportar imediatamente à Europa e te proporcionar uma experiência única.
Térèze
Uma cozinha contemporânea&brasileira que une romantismo com arquitetura intimista. É o lugar perfeito para viver uma experiência gastronômica diferenciada, rodeada de natureza e com vista incrível para o Rio de Janeiro.
Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro
Uma das bibliotecas mais antigas e famosas da América Latina, a Real Gabinete Português de Leitura foi fundada em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses refugiados políticos para promover a cultura na então capital do império. O edifício está localizado na Rua Luíz de Camões, no centro da capital fluminense, e teve o projeto, de estilo neomanuelino, assinado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro.
MAR – Museu de Arte do Rio
Inaugurado em 2013, o Museu de Arte do Rio, MAR, une diversas camadas da cidade do Rio de Janeiro: a história, o social, os conflitos, os símbolos, os desafios e as expectativas. Assinado pelo Bernardes + Jacobsen Arquitetura, o museu fica localizado na Praça Mauá em dois prédios de perfis diferentes, porém interligados por uma ponte sob uma bela laje sustentada por pilotis: o palacete Dom João VI, que abriga as salas de exposição, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário – que pertence a Escola do Olhar.
Capela Joá
À frente do projeto, a Bernardes Arquitetura fez a busca por um espaço conceitual, simples, intimista e que possibilitasse uma experiência sensorial daqueles que buscam o silêncio e a reflexão. Com certeza é um dos lugares mais intimistas do Rio de Janeiro!