Nova sede da Câmara do Rio tem projeto para restaurante aberto ao público
Espaço no topo do Edifício Serrador, na Cinelândia, promete atrair apreciadores da boa gastronomia

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro estuda a instalação de um restaurante panorâmico, aberto ao público, na cobertura do Edifício Serrador, sua nova sede na região central da cidade. O terraço oferece uma vista privilegiada de alguns dos principais cartões-postais do Rio, como a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.
Além de movimentar o setor gastronômico, a proposta prevê que a receita gerada pelo aluguel do espaço ajude a custear a manutenção do próprio edifício e do Palácio Pedro Ernesto, que seguirá funcionando como um Centro Cultural e recebendo visitas diárias. Mas a grande questão é: quem seria o chef? Qual seria o estilo da cozinha? Essa pode ser a oportunidade perfeita para um menu autenticamente carioca. Afinal, o Rio precisa se reconhecer em sua gastronomia — um tema que vem despertando cada vez mais curiosidade. Em recentes premiações internacionais, uma pergunta tem sido recorrente entre jornalistas: qual é a comida do Rio de Janeiro?
O Edifício Serrador foi adquirido pela Câmara no final de 2022. Desde então, dez andares já foram ocupados, reunindo todos os setores administrativos que antes estavam espalhados por quatro prédios alugados. Com a centralização das operações, mais de 600 servidores agora trabalham na nova sede, e a economia estimada com o fim dos aluguéis chega a R$ 6 milhões por ano.
Para que a mudança seja concluída, ainda restam as instalações do plenário e dos gabinetes dos vereadores. A expectativa é que tudo esteja pronto em breve, já que a licitação para as obras de adaptação já foi realizada.