Liesa modifica o modelo de julgamento para o Rio Carnaval 2026
Escolas aprovaram novo formato com cabines espelhadas e aumento no número de jurados convocados para o próximo carnaval

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou, nesta quarta-feira (23), mudanças importantes no modelo de julgamento do Rio Carnaval 2026. A decisão foi aprovada por unanimidade em plenária com os presidentes das doze agremiações do Grupo Especial.
Entre as principais novidades está o reposicionamento de duas das quatro cabines de avaliação, que agora ficarão espelhadas, uma de frente para a outra, nos setores par e ímpar. A alteração promete impactar diretamente a dinâmica de apresentação de quesitos como mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente, exigindo performance em 360 graus. Essa modificação democratiza o espetáculo.
A nova configuração também reduz o número de paradas dos desfiles de quatro para três, otimizando o ritmo e a fluidez na avenida. A medida foi embasada em consulta realizada com profissionais das próprias escolas, durante um seminário promovido em maio.
Outra mudança relevante é o aumento no número de jurados: serão agora 54 selecionados (seis por quesito). Antes da apuração, 18 deles serão sorteados e desconsiderados, mantendo-se o total de 36 avaliadores com notas abertas. O descarte da menor nota de cada quesito segue valendo, resultando em 27 notas consideradas para o somatório final.
As notas continuarão sendo lacradas ao final de cada noite de competição, mantendo o formato adotado em 2025. O Rio Carnaval 2026 está marcado para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. As seis escolas com melhor desempenho voltam à Sapucaí no Sábado das Campeãs, em 21 de fevereiro.