Férias de Verão: gastronomia é prioridade para 39% dos turistas
Visitas a restaurantes, padarias, bares e cafés estão entre os programas favoritos dos entrevistados de uma plataforma que conecta viajantes a hotéis
As férias de verão prometem ser uma oportunidade para os brasileiros unirem lazer e gastronomia. Segundo uma pesquisa recente da Booking.com, 39% dos turistas afirmaram que as experiências gastronômicas estão entre as atividades mais prazerosas. A preferência é ainda mais forte entre pessoas com mais de 65 anos (58%) e entre jovens de 25 a 34 anos (44%), destacando a importância da culinária para diferentes gerações. Entre as atividades favoritas dos entrevistados, estão visitas a restaurantes, padarias, cafés e bares. Além disso, 28% dos entrevistados citaram o desejo por descanso à beira-mar, aproveitando praias e bebidas refrescantes, uma tendência mais acentuada entre pessoas de 55 a 64 anos (35%).
A narrativa apresentada pela pesquisa converge com o amplo investimento realizado pela secretaria municipal de Turismo. Desde 2023, o Rio de Janeiro tem capitalizado essa tendência, especialmente com eventos de alto impacto internacional. Nesta quarta-feira (27), a capa do Diário Oficial do Município destacou a segunda edição consecutiva do 50 Best América Latina, realizada no Museu Histórico Nacional, na terça-feira (26), e seu papel no fortalecimento da imagem da cidade como destino gastronômico. Vale lembrar que a capital fluminense também foi palco para o lançamento do Guia Michelin, em 2024.
Um estudo realizado pelo instituto Bazzar revela que a cidade pode aumentar a arrecadação de impostos em R$ 357,2 milhões e atrair mais 2 milhões de turistas estrangeiros nos próximos dez anos. Em 2023, o setor turístico do Rio gerou R$ 238,1 milhões em ISS, e o segmento gastronômico vem se consolidando como um dos principais atrativos da cidade, com seis restaurantes estrelados nesse ano pelo Guia Michelin (Lasai, Oro, Oteque, Cipriani, Mee e San Omakase).
O verão de 2025 promete ser mais saboroso para os brasileiros, e especialmente para os cariocas, com a gastronomia ganhando ainda mais relevância como elemento-chave para uma experiência de viagem completa e memorável.