Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Executiva trans cancela viagem aos EUA após mudança em regra de vistos

Fabíola Lopes temeu constrangimentos após saber que identidade de gênero não é mais respeitada em documentos pelo governo americano

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 abr 2025, 12h44
 (Fabiola Lopes/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

Fabíola Lopes fez história em grandes empresas no Brasil. Tornou-se a primeira executiva trans da Unilever e consolidou-se como uma das principais vozes em inclusão e diversidade no ambiente corporativo. Atualmente na Wella, segue como referência, levando seu protagonismo para dentro e fora do trabalho.

No início dessa semana, ela foi surpreendida pela notícia envolvendo a deputada Erika Hilton (PSOL), que teve seu nome desconsiderado no visto americano. Apesar de constar corretamente no passaporte, o visto foi emitido com o gênero masculino. Fabíola relata que passaria pela mesma situação: “Eu iria para os Estados Unidos agora no mês que vem. Cancelei a minha viagem. Imagina o meu nome no passaporte de uma forma e no visto de outra? Tenho medo e não vou mais viajar para lá.”

A mudança é consequência da nova política do governo norte-americano, que passou a não reconhecer documentos que utilizam a autoidentificação de gênero para pessoas trans. Em nota enviada à Agência Brasil, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que, “de acordo com a Ordem Executiva 14168, é política dos EUA reconhecer dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento”.

A ordem, assinada por Donald Trump em 20 de janeiro, determina que órgãos federais passem a adotar a definição binária de gênero — masculino e feminino — como fixa desde o nascimento, proibindo que documentos como passaportes reconheçam identidades de gênero autodeclaradas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.