Cônsul-geral do Japão promove jantares em residência oficial
Ação visa estimular chefs, restaurateurs em um momento de ascensão que a culinária nipônica vive na cidade
O Consulado Geral do Japão, representado pelo Cônsul-Geral Ken Hashiba, vem recebendo pequenos grupos na residência oficial em Ipanema para apresentar nuances de uma rica culinária. O objetivo é ativar a cultura nipônica através de sua gastronomia. O consulado do país asiático é um dos poucos que mantém um chef oficial para jantares. O chef Yasuhiro Kato utiliza técnicas e mistura ingredientes do Brasil em suas criações.
A comida japonesa pode ser considerada a principal propagadora de uma cultura milenar no Rio de Janeiro. Diversas operações foram inauguradas nos últimos meses na cidade, uma onda de qualidade se instalou em diversos pontos. O mercado de Niterói, por exemplo, recebe cada vez mais solicitações de compra de peixes para restaurantes japoneses na cidade. Nossos peixes são disputados no mercado, todas as manhãs, por restaurantes não só daqui, mas de São Paulo também.
O mercado exporta seus peixes para os mais grifados restaurantes paulistas. A culinária japonesa se desenvolveu ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão.. No começo da era moderna ocorreram mudanças significativas, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão. Uma enorme influência europeia foi observada na apresentação de pratos nos últimos cem anos. Essa influência pode ser observada, principalmente, nas louças Noritake, uma das mais conhecidas e utilizadas nas mesas mais tradicionais.
O termo culinária japonesa significa a comida japonesa tradicional, semelhante à existente antes do final do Sakoku (política de isolamento do Japão), em 1853. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foram desenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha nipônica é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação. Nessa agenda de cultura gastronômica, dia 28 de setembro, o consulado apoia o evento “Seminário Brasil-Japão: saquê e turismo” na Associação Comercial do Rio de Janeiro, com participação do Sake Samurai Alexandre Iida e da influencer especialista em viagem ao Japão, Marina Tsuge.