Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Anitta assina samba com Estêvão Ciavatta e Miguel Pinto Guimarães

Burburinho acabou deixando escapar curiosidade sobre grupo de parceiros de composição para a Unidos da Tijuca, que também conta com Luiz Antonio Simas

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 jun 2024, 18h06 - Publicado em 28 jun 2024, 21h46
Anitta
Anitta: orixá Obaluaê/Omolu foi inspiração de figurino usado pela cantora em clipe lançado este ano (YouTube/Divulgação)
Continua após publicidade

A notícia espalhou-se rapidamente. Estrela do pop internacional, moradora de Miami, estourada em todas as plataformas de streaming e que acaba de lançar um álbum de funk em inglês e espanhol, Anitta resolveu se lançar num desafio curioso: assinar um dos sambas que vão disputar a chance de se tornar o hino oficial da Unidos da Tijuca em 2025.

O enredo da escola do Borel vai homenagear Logun-Edé, orixá que guia a Poderosa. A entidade é conhecida por ser um guerreiro ligado ao encanto.

A cantora entoa os versos iniciais do samba-enredo, que foi composto em parceria com cinco pessoas: Feyjão e Fred Camacho, sambistas conhecidos na cidade, Diego Nicolau, intérprete e compositor, Estevão Ciavatta, cineasta,  Luiz Antonio Simas – que abriu mão da sua participação no júri do prêmio Estandarte de ouro em 2025 por conta do concurso na Tijuca -, Miguel PG – quem conhece sabe que é Miguel Pinto Guimarães, arquiteto que está à frente do ambicioso projeto de renovação do Jardim de Alah, que é amante do samba e prepara uma obra sobre carnavalescos históricos para o próximo ciclo momesco.

Para o dia a dia das agremiações, o grupo é bem heterogêneo, mas o importante é que… Deu samba e a visibilidade está mais do que garantida. Ponto importantíssimo em disputas que envolvem composições.

E o burburinho foi muito além mundo dos tamborins e dos surdos. Afinal, só se fala da nova faceta de Anitta, que também não desperdiça uma chance de sair bem na fita. Até rimou…

Continua após a publicidade

Hoje, os custos das apresentações de um samba-enredo que busca a disputa de uma final envolvem centenas de milhares de reais, porque os compositores precisam arcar com a produção das apresentações, torcida e até alegorias de mão. De uns anos para cá, compositores tradicionais vêm buscando parceiros com visibilidade. Esse movimento, agora, alcança um novo patamar, porque nunca antes houve uma parceira com a visibilidade de Anitta.

Vale lembrar que, em 2013, a atriz Suzana Pires integrou o grupo de compositores de um dos sambas que concorreram à final da Vila Isabel para 2014. E o ator Marcelo Adnet vem, há anos, compondo sambas para escolas como São Clemente e Mocidade Independente de Padre Miguel.

O enredo da Azul-Pavão e Amarelo-Ouro da Tijuca, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, foi batizado de Logun-Edé Santo Menino Que Velho Respeita.

Continua após a publicidade

Ouça aqui o samba concorrente. A disputa será definida com festa na quadra no dia 21 de setembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.