Imagem Blog

Beco do Becoza Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Juarez Becoza, repórter de gastronomia popular e caçador de botequins
Continua após publicidade

Galezzo: A casa do “franguinho amarelo” na General Osório

Galeto tradicional da Tijuca abre filial com toque de sofisticação e inspiração genuinamente italiana no endereço do antigo Belmonte de Ipanema

Por Juarez Becoza
Atualizado em 25 fev 2022, 13h16 - Publicado em 22 fev 2022, 11h45

No troca-troca de endereços, nomes, marcas e propriedades que anda agitando o universo dos bares cariocas, uma recente mudança beneficiou a região em torno da Praça General Osório, em Ipanema. A inauguração do luxuoso Belmonte da praia abriu caminho para a chegada à Zona Sul de uma casa tijucana popular, com espírito e fartura de um bom galeto tradicional, mas com um toque extra de sofisticação. O Galezzo, do empresário Derbi Santana e sua família, abriu em soft-opening há dois meses no endereço do antigo Belmonte da praça, com um cardápio que mistura um braseiro simples e bem feito – onde ardem franguinhos suculentos – e receitas mais sofisticadas, de inspiração 100% italiana. Um clima mezzo galeto, mezzo trattoria, mezzo barzinho, onde a alma carioca e a inspiração italiana se misturam muito bem. Tudo com as bênçãos do “franguinho de Maranello”, uma brincadeira dos donos da casa com o símbolo maior da Ferrari, que decora o salão e você vê na foto acima.

A fachada do novo Galezzo, no antigo endereço do Belmonte da Praça General Osório.
A fachada do novo Galezzo, no antigo endereço do Belmonte da Praça General Osório. (Juarez Becoza/Arquivo pessoal)

Oficialmente, a casa será inaugurada nesta quinta-feira, dia 23, mas já funciona há dois meses. Tive a chance de conhecer o cardápio dia desses. No salão onde o leit motif é “bora mangiare bene”, a pedida pode ser cair direto de boca no galeto ou experimentar o mix proposto pela casa. Que pode bem ser uma sobrecoxa com farofa de entrada, seguida de um belo nhoque grelhado no prato principal. Ou, mais ítalo-carioca ainda, um risoto de galeto caprichado. À noite e nas happy hours, arancinis de camarão (outro exemplo desse casamento entre as duas culturas) quicam pelas mesas, ao lado de cervejas, chopes, vinhos em taça e garrafa e um excelente menu de drinques, criado pelo bartender Lucio Martins.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.