Lua Cheia em Touro e o último eclipse de 2022
O fortíssimo eclipse em Touro na manhã de terça olha para futuro, nos empurrando a fechar processos em definitivo e rompendo com vícios e conceitos
Que ano hein, navegadores? Quem está exausto por aí levante a mão.
Para finalizar a temporada de eclipses de 2022, temos um Lunar vindo aí amanhã, terça-feira, em Touro. Sem dúvida alguma o eclipse mais forte do ano, ocorre no apogeu do mês Escorpiano, na Lua Cheia. Como falei há duas semanas, quando tivemos o primeiro eclipse desta sequência em Escorpião, os nodos lunares, pontos matemáticos que, quando alinhados ao Sol e Lua formam os eclipses, vem tocando o eixo Touro-Escorpião no último ano e só se moverá para o próximo eixo, Áries-Libra, na metade de 2023.
Diferente do eclipse ocorrido em Outubro, em que a Lua estava conjunta ao nodo sul em Escorpião e por isso falei tanto da nossa psique, daquilo que fica incrustado dentro de nós e que precisa sair, o eclipse de terça fala do futuro, o que queremos e para onde estamos indo na vida.
Durante séculos os eclipses foram demonizados pois, a ausência da luz, mesmo que por alguns minutos, era o presságio da escuridão total sobre a Terra. Atualmente sabemos que eles atuam como gatilhos, nem sempre são fáceis, mas são necessários para que possamos evoluir.
Como falei, o evento de amanhã tem a Lua Taurina tocando o nodo norte, nossa direção, nossa motivação e muitas vezes também o nosso grande desafio. Touro, signo fixo e de Terra, versa sobre os nossos talentos, nosso senso de segurança material e emocional e sobre o nosso prazer. Também é teimoso, inflexível e, quando inteiramente focado no hedonismo, fica preguiçoso. Individualmente lhe pergunto: como está a sua balança do prazer, o que anda te motivando, acendendo a sua luz interior? Da mesma forma, onde que você se perdeu em hábitos nocivos ou enfrenta uma fase de procrastinação e paralisia? O eclipse, a 16 graus de Touro, vem como um fósforo, um catalisador, para acordar você para esta realidade. Da mesma forma, coletivamente, a sociedade irá se deparar com o mesmo gatilho, para que perceba onde que está teimando em mudar, onde que amarrou os pés e não sai do lugar. O intempestivo planeta Urano, zero paciência e rei das rupturas e eventos abruptos, vem encostado na Lua, montado na cabeça do Eclipse. Ou seja, o que não mudou nos seus hábitos individuais e aquilo que não queremos encarar como coletivo, já era, não tem mais vez.
Essa é a força deste eclipse, de nos impulsionar, mesmo que muito a contragosto, para uma nova situação. Gostando ou não, ele nos alinha ao nosso verdadeiro propósito e nos reconecta com o tanto de alma que está faltando em nós.
Hoje, segunda, o dia amanhece com a Lua já em Touro, o que seria uma maravilha porque esta é a Lua chamada exaltada, ou seja, no signo onde ela se sente melhor, se o seu regente, Vênus, não viesse fazendo uma quadratura a Saturno. Mas é assim que estamos. Saturno em mau aspecto cobra, cobra afeto, cobra dinheiro, deixa a vida um pouco mais séria, deixa a vida por assim dizer, real.
Na terça-feira o Eclipse se dará às 8:03 da manhã e não será visível no Brasil. Como falei, vem pra desencalhar uma carroça afundada na lama há muito tempo. Carrega com ele uma sequência de aspectos tensos que deixam clara a sensação de pressão, de chutar o balde (qualquer balde chutado aqui é bem-vindo, lembra disso!) e da consciência de futuro sem os resquícios de passado. Os efeitos deste eclipse podem já estar sendo sentidos há uma semana e durarão pelo prazo de um mês, até 08 de Dezembro.
Para vocês verem como o fenômeno atua como gatilho, todo o clima e aspectos da semana são quase uma redundância, tomando como exemplo a quarta-feira, em que a Lua ocupa o signo de Gêmeos e o Sol faz oposição exata a Urano. Aqui temos não só o desejo de mudança como também a verbalização do mesmo, um sentimento de pressa, agonia, vontade de fugir. Coletivamente é muitíssimo tenso, ainda mais por ser seguido de uma quadratura do Sol a Saturno, que insiste no passado, que enrijece estruturas, conceitos ultrapassados, enrijece artérias que permitem que o oxigênio possa circular.
Tudo isso se dará entre hoje e sexta-feira, com uma semana que vem levemente mais mansa. Caso você esteja no meio deste turbilhão e sente o chamado por mudança, a hora chegou. Não há hora melhor para romper com padrões e costumes do que agora. Somente peço que encare a realidade para estudar o que é possível fazer. E como.
Para aqueles que são avessos a riscos ou estão com a vida sob controle, boas doses de meditação para os mais sensíveis, mergulhos e reflexão virão muito bem a calhar.
A realidade está aí para ser encarada navegadores, cabe a nós encará-la e encarar o que ela quer de nós sem que precisemos nos esconder atrás dos nossos vícios e manias taurinos.
Que vocês tenham uma semana consciente, um beijo e até breve.