Frente Fria traz chuvas volumosas ao estado do Rio
Segundo informações do site Climatempo, cidade pode ter precipitação moderada nesta segunda. Em Nova Friburgo, já choveu 96 milímetros desde a noite de domingo
O Rio poderá ter chuva de intensidade moderada nesta segunda (9). Segundo informações do site Climatempo, uma nova frente fria alcançou o estado, intensificanto as áreas de instabilidade que já estavam sobre a região. Outro fator de influência é a Zona de Convergência do Atlântico, fenômeno climático formado pela umidade que vem da Amazônia, que, aliado ao calor, favorece as pancadas de chuva sobre a cidade hoje, especialmente no final da tarde e à noite. Na capital, os termômetros marcam entre 19°C e 29°C. Para a terça, a previsão é de mais chuva, e o tempo só deve melhorar a partir de quarta-feira.
A situação é preocupante especialmente para região Serrana. De acordo com o Climatempo, desde a noite de domingo já choveu 96 milímetros em Nova Friburgo e 58 milímetros em Teresópolis. A situação é agravada pelo excesso de chuvas que caem na região desde dezembro, deixando a terra enchardada. O Sul do estado também registra precipitação intensa, e a cidade de Resende acumula 72 milímetros de água nas últimas 24 horas. Mas é o norte fluminense que registra o clima mais severo. Nos últimos nove dias, tem total acumulado de 170 milímetros.
O motivo de tantos temporais na região Sudeste está no Oceano Pacífico. É o fenômeno La Niña, que resfria as águas próximas à costa do Peru e altera o clima da região. O evento climático favorece a chegada de frentes frias ao Rio, o que diminui a temperatura e eleva os índices pluviométricos. O La Niña deve permanecer em atividade até fevereiro.
Praia lotada, consciência vazia: o verão do “Homo Imundus” (Vídeo)
4 perguntas para Paula Lavigne: “Politicamente, 2026 será um ano de guerra”
Carioquices: uma moto sem uma roda estacionada na orla? Normal… (Vídeo)
O motivo do fim do namoro de Ana Castela e Zé Felipe
Luto: morre Anne-Marie, filha de Schynaider e Mario Garnero, aos 16 anos





