Prefeitos eleitos discutem o futuro do Rio de Janeiro

Encontro promovido por Aemerj e Sistema Fecomércio RJ propõe discutir o desenvolvimento econômico no estado com base em estudo feito pela Fundação Getulio Vargas

Uma rotina se repete desde 2004 no estado do Rio de Janeiro. A primeira agenda dos prefeitos eleitos antes da posse oficial é o Encontro de Prefeitos Eleitos do Estado do Rio, promovido pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e o Sistema Fecomércio RJ. Este ano o evento está marcado para os dias 23, 24 e 25 de novembro, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, com uma pauta que pretende aperfeiçoar os resultados das edições anteriores com lançamento dos Fóruns Regionais de Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Focado no desenvolvimento regional, o encontro apresentará as propostas elaboradas pelo Mapa Estratégico do Comércio, estudo promovido pelo Sistema Fecomércio RJ a partir de uma agenda de debates públicos em diversos municípios do estado. O propósito é ajudar os gestores a desenhar estratégias para o futuro das cidades.

O evento pretende fortalecer o diálogo com os governos estadual e federal e contribuir para o intercâmbio de Gestão pinformações entre os futuros administradores, além de ser uma oportunidade para disseminar boas práticas de gestão municipal.

Durante os três dias de palestras e debates, o fórum busca reunir lideranças de todas as esferas de governo – com representantes dos 92 municípios do estado – para trocar impressões sobre o cenário político -administrativo e nivelar conhecimento técnico e jurídico sobre procedimentos essenciais aos novos gestores.

Estarão em pauta temas como o pacto federativo, a autonomia dos municípios e a responsabilidade das prefeituras nas questões de sustentabilidade. Além disso, representantes do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público serão convidados a tratar dos controles interno e externo das contas nas administrações municipais.

VJ-RIO-2VJ-RIO-2

 (/)

Mapa

Há um ano, o Sistema Fecomércio RJ e a Fundação Getulio Vargas/FGV Projetos lançaram o Mapa Estratégicodo Comércio, um estudo que pretende colocar o setor no foco da agenda de desenvolvimento do estado no período de 2016 a 2020, quando começarão os mandatos dos atuais candidatos às eleições municipais. O estudo encerrou em agosto a 11ª edição, em Petrópolis, dos encontros que começaram na Costa Verde, em Angra dos Reis, no fim de março, e depois seguiram para Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Teresópolis, Itaperuna, Barra Mansa e Rio das Ostras. As discussões – das quais participaram empresários, gestores públicos, jornalistas e acadêmicos – resultaramem 1 255 propostas para impulsionar o comércio do estado.

O Mapa está organizado em nove fatores-chave que afetam diretamente aeconomia no estado e o desempenho do setor: Educação Profissional, Ambiente Empresarial, Segurança, Tributação, Logística e Mobilidade Urbana, Conhecimento e Gestão Empresarial, Relações com Atores de Interesse do Comércio, Serviços Públicos de Suporte e Financiamento e Eficiência Operacional.

O documento apresenta dados capazes de inspirar a criação de novas políticas públicas e promover o crescimento sustentável do comércio, setor que emprega mais de 2 milhões de pessoas no estado. As oficinas regionais em 2016 aumentaram a participação e a capilaridade do Mapa do Comércio nas Regiões de Governo. Os novos prefeitos receberão estudos regionais com os respectivos diagnósticos e propostas construídas localmente.

Além disso, o Mapa norteará o planejamento do Sistema Fecomércio RJ nos próximos anos. Os eixos principais do Senac – economia criativa, gestão e empreendedorismo, hospitalidade, saúde, beleza e bem-estar – e os do Sesc – cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social – responderão aos direcionadores extraídos do trabalho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s