Intervenção tem apoio de 7 em cada 10 cariocas, aponta Datafolha
Apesar do apoio, 70% dos entrevistados ainda não perceberam melhora na segurança
A intervenção federal na área de segurança pública fluminense é apoiada por 76% dos cariocas. O dado é de um levantamento realizado pelo Datafolha em parceria com o Fórum de Segurança Pública divulgado no último domingo (25).
Entre os dias 20 e 22 de março, 1.012 moradores da cidade do Rio foram entrevistados para a pesquisa, que tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais e para menos. De acordo com o estudo, apenas 20% dos cariocas são contra a intervenção. Entretanto, o mesmo levantamento indicou que apenas 21% dos entrevistados viram alguma melhora no quadro da segurança após o início da iniciativa. Para 71% dos cariocas, a adoção da medida não reduziu a violência.
Mais da metade dos participantes do levantamento esperam que a administração da segurança pública do Rio por forças federais resulte em melhora da situação após dezembro, quando a intervenção termina. Até o momento, a ação liderada pelo general do Exército Walter Braga Neto tem, entre seus principais feitos, a troca dos comandos das polícias civil e militar e da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Entretanto, a medida implantada no último dia 16 de fevereiro não foi capaz de evitar os assassinatos da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes no Estácio, no último dia 14.
Até o momento, o ataque que resultou nos dois crimes segue sem autoria ou motivação identificadas.