Executiva carioca auxilia pessoas com transtornos psiquiátricos
Dyene Galantini ministra workshops para a reinserção no mercado de trabalho, com o preparo de currículos, técnicas de entrevista e mentoria
Há dez anos, a executiva Dyene Galantini se viu às voltas com uma depressão que a impedia até de trabalhar. Ao procurar um médico, passou a tomar antidepressivos e ganhou uma euforia acima do normal. Por fim, um psiquiatra lhe deu o diagnóstico certeiro: transtorno bipolar, cujo principal sintoma é a oscilação de humor. “Foi muito difícil, cheguei a ficar hospitalizada por doze dias e levei cerca de um ano para aceitar a doença. Precisei de dois anos para conseguir me estabilizar”, recorda a diretora adjunta de marketing para a América Latina da empresa de inteligência IHS Markit.
Mesmo após o tratamento, Dyene manteve a doença em segredo. Até que, no início do ano passado, começou a trabalhar como voluntária no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro. “Uso meus recursos para ajudar nas oficinas de geração de renda, como costura e arte, e vou às empresas para tentar arrumar vagas para pessoas com transtornos mentais”, detalha. “Sou um caso de inclusão, e sei quanto valorizo o meu trabalho, quanto sou comprometida. Uma vez estabilizado, o transtorno mental não limita o indivíduo, que pode ser tão produtivo como qualquer outra pessoa”, diz a executiva, que em seguida deu início ao projeto Vencendo a Mente, cujo primeiro passo foi o lançamento de um livro no qual Dyene conta a sua experiência.
Membro de organizações internacionais como Mental Health Innovation Network e Movement for Global Mental Health, a escritora ainda realiza palestras gratuitas sobre o tema, ministra workshops para a reinserção no mercado de trabalho, com o preparo de currículos, técnicas de entrevista e mentoria, e oferece grupo de apoio virtual através do site https://www.vencendoamente.com.br. “O meu objetivo é combater o estigma em relação à doença mental e mostrar que o paciente pode ter uma vida digna”, finaliza a executiva, premiada como voluntária do ano pela Depression and Bipolar Support Alliance, em Houston, nos Estados Unidos.
Rio de Janeiro celebra 30ª Parada do Orgulho LGBTI em Copacabana
Palmeiras plantadas por Burle Marx e sumaúma do Jardim Botânico viram point
A Geração sanduíche — e o recheio que somos nós a viver aos solavancos
10 dicas para correr a vida toda: evolua com fôlego, constância, sem lesão
O céu do Rio sem asa delta: último vídeo do Phil Haegler





