Quem já pode tomar a XBB no Rio, vacina atualizada contra a covid-19
Maiores de 85 anos que receberam última dose há mais de 3 meses podem se imunizar a partir de terça (28); calendário por idades avançará gradativamente
A prefeitura do Rio está convocando todas as pessoas com 85 anos ou mais para tomar a vacina atualizada contra a covid-19 a partir dessa terça (28), nas unidades de saúde do município. O imunizante combate a subvariante XBB do coronavívus e pode ser aplicado em quem recebeu a última dose contra a doença há pelo menos três meses. O calendário por idades vai avançar gradativamente.
+ Que vergonha! Rio é o estado que menos vacinou a população contra a gripe
A compra da nova vacina foi feita de forma emergencial pelo governo federal ainda em 2023, quando a variante chegou ao país. O estado do Rio iniciou a distribuição da remessa de 46,6 mil doses recém-recebidas – 20 mil doses vieram para a capital. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a XBB abrange um espectro maior de cepas em comparação com os imunizantes anteriores. “Por isso, não recomendamos mais que as pessoas tomem a vacina antiga. Quem ainda não tomou o reforço, deve tomar a XBB quando for o seu momento no calendário”, disse ele ao jornal O Globo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Atualmente, o Rio é o município com a maior cobertura vacinal do estado, com 99% da população vacinada com a primeira e a segunda doses, e mais de 80% com a dose de reforço.