De tirar o chapéu: comissão de frente da Viradouro ‘incendeia’ Avenida

Escola de Niterói usou drones para fazer assessórios voarem; fogo real e cenográfico foram usados no tripé que acompanhava a evolução dos integrantes

Por Da Redação
Atualizado em 3 mar 2025, 07h14 - Publicado em 3 mar 2025, 02h57
comissao-de-frente-da- viradouro
Comissão de frente da Viradouro: chapéus voadores (Tata Barreto/Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma comissão de frente de tirar o chapéu incendiou a Sapucaí no primeiro dos três dias de desfile do Grupo Especial. Foi o cartão de visitas da apresentação da Unidos do Viradouro, terceira agremiação a entrar na Avenida, com o enredo “Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos”. Malunguinho foi João Batista, líder do Quilombo do Catucá no século 19, no Norte de Pernambuco. O personagem tornou-se uma entidade religiosa afro-indígena, que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro – daí o apelido Mensageiro dos Três Mundos.

+ Como a Unidos de Padre Miguel voltou ao Grupo Especial após 5 décadas

Pelo menos dez dos componentes da comissão, intitulada Sobô Nirê Mafá, tinham chapéus que levitavam com a ajuda de drones. Para evoluir, eles contavam também com um tripé de onde saiam labaredas de fogo, tanto real quanto cenográfico, além de fumaça. Tudo isso para narrar o momento em que Malunguinho é ferido por um feitor, depois ajuremado – ou seja, curado pelos poderes da Jurema. Os chapéus representam o momento que ele entra em transe e evoca os encantados da mata. Se torna, então, mestre juremeiro e recebe juremeiros. Com a volta do seu algoz, acontece uma batalha, desta vez espiritual. É neste momento que entra o fogo – quando Malunguinho queima o inimigo. As inovações foram ovacionadas pelo público.

 

“A comissão de frente tem a função de ajudar o público a entender o enredo. Claro que tem que trazer surpresas, claro que tem que trazer as coisas que o público gosta de ver, mas realmente, contar a história a partir da comissão de frente ajuda muito o desfile”, contou ao jornal O Globo Priscilla Mota, que com Rodrigo Negri coreografa a comissão da Viradouro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Para garantir a segurança da apresentação da Viradouro, foi necessária a aprovação dos bombeiros. Outra providência tomada foi manter o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira a uma distância maior do que a habitual.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.