Continua após publicidade

A duas semanas do verão, piora a qualidade da areia nas praias do Rio

No último levantamento, nenhuma faixa da orla foi considerada boa ou ótima; só a Praia do Diabo e o Piscinão de Ramos tinham qualidade de areia regular

Por Da Redação
14 dez 2022, 14h26

A menos de duas semanas do início do verão, caiu a qualidade da areia nas principais praias da cidade, segundo análises realizadas pela prefeitura do Rio. No último levantamento do programa Areia Carioca, feito com apoio da concessionária Águas do Rio e publicado em 15 de novembro, nenhuma faixa da orla foi considerada boa ou ótima. E só a Praia do Diabo e o Piscinão de Ramos tinham qualidade de areia considerada regular. Os demais pontos analisados foram classificados como “não recomendados”, devido aos níveis elevados de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli presentes na areia.

+ Agora é lei: carros rebocados não pagam mais diárias em fins de semana

Entre o mês de maio e a primeira quinzena de novembro, a areia de 24 pontos de praias da Zona Sul, da Zona Norte, de Paquetá e o Piscinão de Ramos foi analisada e classificada em 13 boletins divulgados a cada duas semanas. O sistema de classificação do programa vai de uma estrela (não recomendada) a quatro estrelas (ótima), e leva em consideração o número de bactérias encontradas a cada 100 gramas de areia.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Nos seis primeiros meses de análise, apenas um período teve areias classificadas como ótimas. Foi entre os dias 1º e 15 de maio, quando foi divulgado o primeiro boletim. Na ocasião, as praias do Flamengo, de Ipanema — trecho da Rua Maria Quitéria —, e de São Conrado — altura do Hotel Nacional — eram as mais recomendadas. No mesmo período, o trecho da Asa Delta, em São Conrado, era considerado “bom”, e a Praia da Moreninha, em Paquetá, foi classificada como regular. Os outros 19 foram considerados não recomendados. As informações são do portal Plantão dos Lagos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.