Veranico que lotou as praias do Rio deu trabalho para a PM
Operação mobilizou quase 1000 policiais; calor de 36,2 graus transformou Ipanema, Copacabana e Arpoador em cenários de alta temporada

Com máxima de 36,2°C e praias lotadas na Zona Sul, o sábado (23) terminou em confusão e forte operação policial. No dia mais cheio deste fim de semana de “veranico”, a Polícia Militar apreendeu 150 menores acusados de praticar furtos e depredação de patrimônio em ônibus que retornava de Copacabana. No total, mais de 170 pessoas foram levadas a delegacias em diferentes ações da Operação Verão, reforçada por causa do calor fora de época — a maior temperatura registrada em agosto.
+Top 10: o que anda embaralhando o ranking das escolas do Rio no Enem
A cena, típica de dias de verão, mobilizou mais de 980 policiais militares, que atuaram em pontos estratégicos da orla, nos terminais de ônibus e nas estações do metrô, em um esforço para conter arrastões e garantir a segurança dos banhistas. Segundo a PM, os jovens apreendidos foram identificados pelos próprios passageiros como responsáveis por furtos e atos de vandalismo dentro do coletivo.
+Milhares de bichos de luz invadem Rio e Niterói, assustando moradores
+A nova vocação do prédio centenário da UFRJ na Avenida Rui Barbosa
Com a orla lotada, a corporação intensificou a fiscalização de ônibus que seguiam em direção às praias. No fim da tarde, interceptou no Centro um coletivo com os 150 menores apreendidos. Todos foram encaminhados a delegacias da Polícia Civil. Outras 20 pessoas também foram detidas em diferentes regiões da cidade, suspeitas dos mesmos crimes.
+Trajeto do Cacique de Ramos agora se chama Circuito Bira Presidente
Mantido no domingo (24), o reforço no policiamento, segundo informações da PM, será o mesmo sempre que houver previsão de grande movimento na orla, especialmente em períodos de calor intenso. Participaram da operação unidades do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), do Comando de Operações Especiais (COE) e de batalhões subordinados ao Comando de Policiamento de Área (CPA).
+Grupo Abril celebra 75 anos de importância no jornalismo moderno
Veranico leva multidões à praia
O fenômeno climático conhecido como “veranico” — um bloqueio atmosférico temporário que eleva as temperaturas até 5 graus acima da média — atingiu o auge no sábado e fez a orla carioca viver um dia de verão fora de época. A máxima de 36,2°C transformou praias como Ipanema, Copacabana e Arpoador em cenário de alta temporada, lotado de famílias, turistas e grupos de amigos.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Já no meio do dia, o trânsito travava nos acessos à Zona Sul. Bicicletas, patinetes e barracas disputavam cada metro dos calçadões, enquanto no Arpoador não havia espaço sequer para abrir uma canga.
O clima de “veranico”, no entanto, está com os dias contados. Segundo o Alerta Rio e o Climatempo, o bloqueio atmosférico começou a se desfazer já no domingo (24) e, a partir de segunda (25), as temperaturas começam a voltar à média de agosto, com máximas entre 26°C e 28°C. a previsão é de tempo nublado e possibilidade de chuvas fracas e isoladas.