Ciclone deve atingir o sudeste na segunda (28)
Alerta Rio registrou rajadas que chegaram a 70km/h no aeroporto Santos Dumont pela manhã; ventania pode chegar a 80km/h na cidade até o fim do dia

Uma frente fria deixa o tempo instável no Rio. O dia começou com sol, céu claro e pouca nebulosidade, mas com rajadas de vento que chegaram a 70km/h, entre 8h e 9h, no aeroporto Santos Dumont, segundo o Alerta Rio. Também ventou forte no Vidigal (66,1 km/h, às 8h10). Até a noite, a intensidade da ventania pode aumentar, batendo os 80km/h. Há previsão de aumento gradativo de nebulosidade, com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite. Os ventos estarão moderados a ocasionalmente fortes, principalmente a partir da noite. As temperaturas estarão estáveis e elevadas, com mínima prevista de 18°C e máxima de 33°C. Por volta de meio-dia, a Defesa Civil enviou alerta para os celulares cadastrados sobre os ventos forte e pancadas de chuva no fim desta tarde, na cidade do Rio.
+ Elefante-marinho de quatro toneladas dá pinta em Praia de Niterói
Um ciclone extratropical atinge as regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta segunda (28), provocando ventos que podem alcançar 100km/h em áreas do litoral paulista. O fenômeno meteorológico, que se formou a partir de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, avança para o oceano, intensificando-se junto com a passagem da frente fria.
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para o litoral carioca que se estende até as 21h de quinta (31). Durante este período, as ondas podem atingir entre 2,5 metros e 3,5 metros de altura.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na terça (29), devido ao deslocamento desta frente fria pela costa e o posterior transporte de umidade, a previsão é de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento. Na quarta (30), em função do transporte de umidade vinda do oceano, a nebulosidade se manterá variada, com previsão de chuvisco/chuva fraca isolada na madrugada. Na quinta (31) e na sexta (1º), haverá gradativa redução da nebulosidade ao longo do período e não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados.
Recomendações em caso de vento forte:
Em casa:
– Feche portas e janelas
– Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre
– Feche o registro de gás
– Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair
– Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios
Na rua:
– Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas
– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar
– Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção
– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
– Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida