Continua após publicidade

Velocidade máxima na Avenida Lucio Costa, na Barra, vai cair para 60 km/h

Mudança acontecerá em 90 dias; pistas terão 'speed tables', faixas elevada nas pistas que forçam o motorista a reduzir

Por Da Redação
21 ago 2024, 12h45
noivo-morre-atropelado
Atropelamento: Fábio e Bruna Toshiro chegaram ao hotel CD Design, onde passariam a lua de mel, deixaram os pertences no quarto e foram fazer um passeio na praia (Câmera de segurança/Reprodução)
Continua após publicidade

Após atropelamentos como o do fisioterapeuta Fábio Toshiro Kikuta, atingido e morto pela BMW do influencer Bruno Belarmino em julho, a prefeitura anunciou um freio de arrumação na Avenida Lúcio Costa. A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) divulgou, nesta terça (20), um cronograma para a redução da velocidade máxima permitida na via que margeia as orlas da Barra da Tijuca e do Recreio. Hoje, a avenida tem velocidade máxima de 70km/h e, segundo a secretaria, daqui a 90 dias, a partir das adequações necessárias de estrutura e de sinalização, a velocidade cairá para 60km/h.

+ Como funciona a motofaixa na autoestrada Lagoa-Barra, novidade no trânsito

A decisão foi tomada a partir de estudos da Secretaria municipal de Transportes e da CET-Rio, que analisaram as opções para tornar a via mais segura para motoristas, ciclistas e pedestres. A redução da velocidade vai estar conjugada a um projeto de urbanização que prevê a implementação de elementos físicos, os chamados speed tables, para a redução da velocidade nas travessias existentes. Inicialmente as intervenções começam pelas áreas da Barra, entre os postos 3 e 8 e, no Recreio, entre o fim da Praia da reserva e o Pontal.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O speed table é uma espécie de faixa elevada na pista que força o motorista a reduzir a velocidade ao passar por ela. Ao contrário das lombadas tradicionais, é mais suave e menos desconfortável para os veículos, mas é eficaz na diminuição da velocidade. Além disso, garante uma travessia mais segura porque obriga o veículo a reduzir a velocidade nos pontos instalados. Ao todo deverão ser implementados cerca de 20 speed tables. A secretaria vai afirma que a ideia é começar pelas áreas mais movimentadas, com mais fluxo de pedestre e de tráfego.

+ Eduardo Paes promete, novamente, reduzir velocidade na orla da Barra

+ Atropelamentos com vítimas na Avenida Lucio Costa sobem 40% em um ano

Continua após a publicidade

+  Atropelamento de noivo no Recreio: perícia encontra mancha de vinho em BMW

+ Morte de noivo: influenciador fugiu por estar em choque, diz defesa

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.