Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

VEJA Rio Recomenda

Pianista parisiense se notabilizou não só pelas composições pessoais como pelas suas versões jazzísticas de sucessos do cancioneiro americano.

Por Da Redação
28 out 2011, 16h00 • Atualizado em 5 jun 2017, 14h47
Yann Renoult / Divulgação
Yann Renoult / Divulgação (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade
  • SHOW

    Baptiste Trotignon. Desde a estreia em Fluide (2000), o pianista parisiense se notabilizou não só pelas composições pessoais como pelas suas versões jazzísticas de sucessos do cancioneiro americano. Já fez releituras de extrema sensibilidade para I?m a Fool to Want You, gravada por Frank Sinatra, e Love Me Tender, de Elvis Presley. O talento para criar novos arranjos o credenciou a produzir um tributo a Edith Piaf (1915-1963), lançado por aqui em 2008. Próxima atração da série Sala Contemporânea, o francês sobe ao palco do Theatro Municipal na sexta (4). No programa há adaptações para I Love You Porgy, de George Gershwin, e Passport, de Charlie Parker, além de dez temas do próprio Trotignon, que promete doses de improviso e um belo diálogo com o baterista Dré Pallemaerts, craque das baquetas que na década de 80 tabelou com gente do porte do trompetista Chet Baker e do gaitista Toots Thielemans. O contrabaixo de Thomas Bramerie completa o conjunto.

    CONCERTO

    Ana Fuccia / Divulgação
    Ana Fuccia / Divulgação (Filico)

    Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Tida como o melhor conjunto erudito do país, a Osesp escolheu o Rio para abrir, na segunda (31), no Theatro Municipal, a terceira edição da sua Turnê Brasil, uma maratona que passará por sete capitais até 10 de novembro. Sob a regência de seu maestro titular, o francês Yan Pascal Tortelier, o grupo executa duas obras do alemão Felix Mendelssohn (1809-1847): Sonho de uma Noite de Verão, Op. 21: Abertura e Concerto para Violino em Mi Menor, Op. 64. Nesta última, a formação contará com a presença do jovem e premiado violinista italiano Augustin Hadelich. Completam o programa trechos do balé Romeu e Julieta, do russo Sergei Prokofiev (1891-1953). Quem ficar para o bis vai poder ouvir a Suíte Popular Brasileira, composta por Edu Lobo especialmente para a Osesp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês