Crianças de 6 e 7 anos já podem tomar a vacina contra a Covid-19 nesta semana
Veja quem mais pode comparecer aos postos de vacinação no Rio
O calendário de vacinação infantil contra a Covid-19 avança nesta semana para as idades de 6 e 7 anos no Rio. Nesta segunda (31), meninas de 7 anos podem receber o imunizante. Já na terça (1º), é a vez dos meninos da mesma faixa etária comparecerem aos postos.
+ Atrasados: cerca de 600 mil pessoas no Rio já estão aptas a tomar o reforço da vacina
A repescagem para quem tem 7 anos ou mais e perdeu a data de vacinação será na quarta (2). Meninas e meninos de 6 anos serão vacinados na quinta (3) e na sexta (4), respectivamente. Crianças de 5 a 11 anos com alguma deficiência ou comorbidade podem tomar o imunizante em qualquer dia.
O cronograma de imunização segue até 9 de fevereiro com três dias para cada idade, com escalonamento por idade, sexo e um terceiro dia de repescagem. Os postos de saúde aplicam as vacinas pediátricas da Pfizer e doses da Coronavac, autorizadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças a partir dos 6 anos.
+ Apenas 60% das crianças de 11 anos foram vacinadas no Rio
A Secretaria municipal de Saúde (SMS) prevê imunizar 135 600 crianças contra a Covid-19 ao longo da campanha. Até o momento, foram vacinadas com a primeira dose 135 797 crianças no Rio, o que corresponde a 24% do público alvo.
Nesta semana, os postos seguem aplicando a primeira dose do imunizante também para pessoas de 12 anos ou mais que ainda não foram vacinadas. Já a segunda dose é aplicada conforme o intervalo recomendado para cada vacina.
Cariocas a partir de 18 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses, no mínimo, também podem retornar aos postos para tomar a dose de reforço. Em casos de viagem, problemas de saúde e outras questões pessoais, é possível antecipar a aplicação da terceira dose para o intervalo mínimo de três meses.
Já as pessoas com imunossupressão grave de 12 anos ou mais devem tomar a dose de reforço 28 dias após a segunda aplicação.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui