Vacina da dengue: segunda fase é liberada para crianças de 10 a 14 anos
Quem tomou a 1ª dose deve checar a data da aplicação e só retornar ao posto depois do intervalo de três meses necessário para receber o reforço
A prefeitura do Rio de Janeiro inicia na tarde desta quinta (23) a aplicação da 2ª dose da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante estará disponível em todas as 238 unidades de atenção primária do município a partir das 14h. Quem tomou a 1ª dose deve checar a data da aplicação e só retornar ao posto depois do intervalo de três meses necessário para receber o reforço.
+ Asilo é passado: cariocas 60+ contam com opções de residência 5 estrelas
A campanha de vacinação contra a dengue para esse público-alvo começou em 23 de fevereiro, e, até o final da 1ª etapa, aplicou mais de 130 mil doses. A faixa etária foi selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela doença – lembrando que o imunizante Qdenga só está aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas de 4 a 59 anos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Quem teve quadro recente da doença deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber a primeira dose da vacina, e 30 dias para aplicação da segunda dose (se o quadro de dengue foi após a aplicação da primeira dose). A vacina é contraindicada para quem teve alergia grave a um dos seus componentes ou à primeira dose dela, indivíduos imunocomprometidos, indivíduos com infecção por HIV sintomática e gestantes ou em período de amamentação. A Secretaria municipal de Saúde reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Anvisa.