Continua após publicidade

Vidigal ganha UPP nesta quarta

Comunidade encravada na encosta do morro Dois Irmãos, na Zona Sul carioca, o Vidigal tem cerca de 11 000 moradores. No total, a 19° Unidade de Polícia Pacificadora conta com 538 policiais

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 15h48 - Publicado em 17 jan 2012, 17h12
vidigal.jpg
vidigal.jpg (Redação Veja rio/Veja Rio)
Continua após publicidade

A comunidade do Vidigal vai receber, nesta quarta (18), a 19° Unidade de Policia Pacificadora da cidade. Serão usados 246 policiais militares para patrulhar a favela, que, segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, possui cerca de 11 200 moradores. O efetivo também ficará responsável pela segurança da favela Chácara do Céu. A sede da unidade policial vai ser instalada em um edifício onde funcionou o Posot de Orientação Social e Urbanística, cedido pela prefeitura. Também na quarta, serão formados 538 policiais, que vão atuar no Complexo do Alemão, ocupado pelas forças de segurança desde novembro de 2009.

A ocupação nas favelas de São Conrado começou no início de novembro de 2011, após uma invasão feita pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Foram expulsos os traficantes da Rocinha e do Vidigal e o bandido mais procurado do estado, o Nem, capturado numa fuga pelas ruas da Zona Sul. A Rocinha, que segue sob ocupação do BOPE, deve ganhar sua própria UPP até março, o que beneficia a comunidade de 70 000 pessoas e os bairros do entorno. As ações para melhorar a segurança ajudaram a recolocar São Conrado, localizado no eixo que liga o Leblon à Barra, entre as regiões mais valorizadas e cobiçadas do Rio.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.