Universidade de Oxford terá câmpus no Rio
Será a primeira do prestigiado centro britânico fora da Inglaterra e terá foco na produção de pesquisas, desenvolvimento de medicamentos e de vacinas
Uma boa notícia para a Cidade Maravilhosa. A Universidade de Oxford terá uma unidade no Rio. Será a primeira do prestigiado centro britânico fora da Inglaterra. O objetivo será a produção de pesquisas, desenvolvimento de medicamentos e de vacinas e capacitação de pessoal.
+Firme e forte: cessão é renovada, e Rio garante sobrevivência do Teatro Casa Grande
O termo de compromisso, firmando a parceria entre o Ministério da Saúde e a universidade, foi assinado nesta quinta (3). A previsão é de que a nova unidade, dirigida pela pesquisadora e professora brasileira Sue Ann Clemens, seja instalada até o ano que vem. Foi ela a responsável por trazer os estudos da vacina Oxford/AstraZeneca ao Brasil e está à frente do primeiro mestrado em Vacinologia do mundo, na Universidade de Siena, na Itália.
A médica, que capacitou 22 centros na América Latina nesse período pandêmico, quer tornar o Brasil a sede de centros de pesquisas no subcontinente latino-americano. Por aqui, serão oferecidos cursos de especialização, mestrado e doutorado, centrados em realização de pesquisa, vacinologia e doenças infecciosas. Os pesquisadores serão financiados por ao menos três anos.
O câmpus carioca terá apoio do governo britânico e apoio científico da Universidade de Siena, do Instituto para Saúde Global da Universidade College London, também do Reino Unido, e do Instituto Internacional de Vacinas da ONU.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui