Universidade de Columbia abre centro de estudos climáticos no Rio
Com patrocínio da prefeitura do Rio, Climate Hub será um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para atrair talentos relacionados ao tema no Brasil
No ano que celebra uma década de atuação, o Columbia Global Center Rio de Janeiro, um dos dez centros globais de estudos, pesquisas e incentivos acadêmicos da Universidade de Columbia, em Nova York, anuncia o lançamento do Climate Hub, uma entidade criada para atuar especificamente na área de clima e meio ambiente, com patrocínio da prefeitura do Rio e apoiadores locais e internacionais. A Universidade de Columbia foi a primeira no mundo a criar uma escola específica sobre clima, em 2021. E o ambiente não poderia ser mais propício para trazer para cá um braço dela: a escolha do Rio como sede do Hub reforça o pioneirismo e o longo histórico da cidade em ações relacionadas a questões do clima, tendo sido sede da ECO-92, da Rio+20, e cujo prefeito, Eduardo Paes, foi presidente do C40, o grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima.
+ Pedala, carioca! Como será o plano de expansão das ciclovias do Rio
O objetivo do Climate Hub é promover uma cooperação mais ampla da comunidade acadêmica da Universidade de Columbia com o Brasil, não se limitando apenas a um maior acesso à Columbia em Nova York ou a temas específicos. Para isso, além do intercâmbio de conhecimento, o Climate Hub oferecerá bolsas de estudos para pesquisadores e cientistas brasileiros, para desenvolvimento de projetos no país e também na Universidade Columbia, em Nova York. O Hub será um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para atrair talentos relacionados a todos os aspectos das mudanças climáticas do Brasil. Reunindo especialistas brasileiros, da Universidade de Columbia e do mundo, em um ambiente propício para cientistas e outros pesquisadores trabalharem em questões climáticas globais enquanto se beneficiam de uma importante perspectiva regional.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O evento de lançamento do Climate Hub será na próxima terça (14), no Museu do Amanhã, e contará com participações da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; de Alex Halliday, reitor da Escola do Clima da Universidade de Columbia; Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio; Dra. Wafaa El-Sadr, vice-presidente executiva da Columbia Global; e Daniel Zarrilli, conselheiro especial para clima e sustentabilidade na Universidade de Columbia e ex-conselheiro chefe de políticas climáticas da prefeitura de Nova York. O evento é aberto ao público, com inscrições abertas através do site oficial do Columbia Global Center Rio.