Continua após publicidade

Mais de um terço dos bares cariocas tiveram prejuízo no mês de junho

Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que apenas 30% dos estabelecimentos conseguiram lucrar no período

Por Redação
12 jul 2022, 15h59

Os donos de bares e restaurantes do Rio registraram mais prejuízo do que lucro no mês de junho. Segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ), 30% dos estabelecimentos registraram lucro no período. No entanto, 35% das empresas tiveram prejuízo e outros 35% fecharam o mês em equilíbrio.

+ Vem aí o quiosque de Cristo: como será o novo ponto da orla carioca

O levantamento aponta que a alta da inflação segue sendo uma das principais preocupações do setor: 71% dos bares e restaurantes do estado não conseguiram reajustar os seus preços em linha com a inflação média. Destes, 41% realizaram reajustes abaixo, enquanto 31% não alteraram seus preços. Outros 26% dizem ter feito reajuste conforme a inflação. Enquanto somente 3% alteraram os preços acima dos índices.

Compartilhe essa matéria via:

A nova rodada da pesquisa apurou ainda que mais de dois terços das empresas do estado, 77%, contraíram empréstimos. Sendo 71,4% através de linhas de créditos dos bancos. Entre estes, 35% têm parcelas em atraso e alegam que o custo comprometido para o pagamento das dívidas representa 13,5% do faturamento.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

“A pesquisa deixa claro que, mesmo sofrendo o duro impacto da inflação, a grande maioria dos empresários não repassou os aumentos de custo aos clientes. Isto demonstra o quanto o setor é resiliente e está comprometido em atravessar a crise. No entanto, caso esta tendência se mantenha por mais tempo, isto pode inviabilizar muitos negócios. É fundamental que haja um entendimento entre todas as esferas do poder público, para que a inflação não seja responsável pela extinção de empresas e postos de trabalho que representam a comida na mesa de milhões de famílias“, afirmou Pedro Hermeto, presidente da Abrasel-RJ.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.