Continua após publicidade

Um em cada cinco carros registrados no Rio está em situação irregular

Em uma medida drástica para abastecer o caixa combalido do estado, a Secretaria da Fazenda e o Detran foram às ruas caçar devedores do IPVA, que só em 2015 deixaram de pagar um total de 158 milhões de reais relativos ao imposto

Por Daniel Hessel Teich
Atualizado em 5 dez 2016, 11h37 - Publicado em 12 dez 2015, 00h00

Com as finanças debilitadas desde o fim do ano passado, o governo do Rio lançou mão de mais um recurso para reforçar o caixa do estado. Na semana passada, equipes do Detran e da Secretaria da Fazenda conduziram a Operação Pavio Curto com o objetivo de caçar devedores do IPVA em meio ao trânsito da cidade. Para isso, bloqueios foram montados em vários pontos da capital para apreender veículos em situação irregular e forçar seus proprietários a quitar o imposto. De acordo com os cálculos da Secretaria da Fazenda, circulam no Rio 350 000 veículos com débitos, o que corresponde a um quinto da frota carioca. Apenas no que se refere ao ano de 2015, os valores devidos chegam a 158 milhões de reais e não incluem as multas nem os juros. Somados os montantes relativos a 2012, 2013 e 2014, a conta chega a 365 milhões de reais no município.

+ Youssef confirma repasse de R$ 30 milhões para campanha de Cabral e Pezão

Em um reflexo da crise econômica, as finanças do estado têm sido severamente afetadas pela queda na arrecadação e pela sonegação de impostos. Os efeitos da falta de dinheiro são visíveis e atingem áreas que vão da educação e cultura aos salários dos servidores, que passaram a ser pagos em parcelas. Antes do encerramento do ano, o governador Luiz Fernando Pezão pretende enviar à Assembleia Legislativa um rigoroso plano de cortes de despesas que eliminará cargos públicos e reestruturará empresas pertencentes ao estado. Também prometeu vender o helicóptero do governo como parte do pacote de austeridade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.