Continua após publicidade

Dez, nota dez: UFRJ fica entre as 100 melhores universidades do mundo

Instituição tem duas áreas de Engenharia, Naval e Oceânica e de Minas e Mineração, entre as primeiras no Global Ranking of Academic Subjects (Gras) 2022

Por Da Redação
2 ago 2022, 13h57
UFRJ reaberta: 176 cursos de graduação de volta ao modelo presencial -
UFRJ: orçamento discricionário defasado, de 329.290.643 milhões de reais, já não corrigia as perdas inflacionárias em relação a 2021. (UFRJ/Divulgação)
Continua após publicidade

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi considerada uma das 100 melhores do mundo em duas áreas de Engenharia, segundo o Global Ranking of Academic Subjects (Gras) 2022. Na avaliação, apresentada pela consultoria chinesa ShanghaiRanking no último dia 19 de julho, Engenharia Naval e Oceânica ficou na 28ª colocação, e em Engenharia de Minas e Mineração, que faz parte de um grupo que ocupa entre o 76º e o 100º lugares. A classificação mundial de universidades por disciplinas acadêmicas é publicado desde 2017.

+ Quase rave: Rio prevê Réveillon com 11h de festa e muita queima de fogos

A UFRJ também aparece entre as 200 melhores instituições de ensino superior nas áreas de concentração de Oceanografia, Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Odontologia, nas quais ficou colocada no grupo que ocupa entre o 151º e o 200º lugares. Em outras três áreas de concentração, a Universidade ficou entre as posições 201ª e 300ª: Matemática, Física e Engenharia Civil. E no grupo que ocupa entre o 401º e o 500º lugares, a UFRJ apareceu nas áreas de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas Humanas e Farmácia e Ciências Farmacêuticas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O Gras 2022 contém classificações de universidades em 54 disciplinas em Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais. Estão listadas no ranking mais de 1.800 das 5 mil universidades em 96 países e regiões. O ranking levou em consideração as universidades que fizeram certo número de publicações durante o período de 2016-2020. O limite de publicações é definido conforme diferentes assuntos, e os dados bibliométricos são coletados da Web of Science, plataforma on-line com base de dados de informações de bibliografias e citações, e do InCites, ferramenta on-line de avaliação de pesquisa baseada em citações.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.