Mais um! Tubarão-mako é visto na Praia da Barra; por que eles aparecem?
Trata-se do segundo registro em menos de três dias

Depois de fazer uma aparição cheia de graça no domingo (18), que chegou a assustar um grupo de alunos de surfe, mais um tubarão foi avistado na Praia da Barra. Desta vez, o flagrante foi feito por um banhista em uma moto aquática na altura do Posto 1, na Zona Oeste.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O piloto Breno Affonso, que trabalha na área há mais de quatro anos, disse em vídeo nunca ter visto um tubarão tão perto da costa.
O primeiro exemplar era um tubarão-martelo, segundo o biólogo Marcelo Szpilmane, e ele não oferece nenhum tipo de risco.
+ “Não é para temer”, diz biólogo sobre tubarão avistado na Praia da Barra
Já o que foi visto nesta terça (20) seria um tubarão-mako, de acordo com o pesquisador Nathan Lagares, do Instituto Mar Urbano. Em entrevista ao jornal O Globo, ele disse que a mesma espécie apareceu em março na Praia de Ipanema.
“O tubarão visto na terça-feira parece ser jovem, mais ou menos do mesmo tamanho do avistado em Ipanema. Isso se não for o mesmo. Deve ter por volta de 1,5 a 1,7 metros, comparando com a moto aquática”, declarou.
O especialista também explicou que a presença desses animais na região é normal, por conta das Ilhas Tijucas, um conjunto com ecossistema propício à formação de cardumes, o que “atrai naturalmente os predadores marinhos”.