A porção atriz trabalhou, até pouco antes do Carnaval, no monólogo A Mulher que Escreveu a Bíblia e no musical Sassaricando. A faceta diretora foi indicada duas vezes ao Prêmio Shell: por As Conchambranças de Quaderna, em 2009, e Amor Confesso, em 2011. De volta à segunda função, Inez Viana comandou os ensaios da comédia dramática Os Mamutes, que tem estreia prevista para quinta (1º), no Espaço Sesc.
Um problema de saúde a levou a antecipar o encerramento da temporada de A Mulher que Escreveu a Bíblia. O que houve?
Eu estava fazendo quatro coisas ao mesmo tempo. Além desse espetáculo, apresentava o Sassaricando, ensaiava Os Mamutes e dirigia Amor Confesso, que fez temporada no Centro Cultural do Poder Judiciário. Resultado: tive um espessamento das cordas vocais, provocado por uma laringite e agravado pelo esforço excessivo. Quando o artista trabalha em um musical, coloca a voz de maneira que leva a um esforço adicional. Em Sassaricando, canto sozinha quinze marchinhas e em conjunto umas quarenta.
Há planos de retomar o monólogo?
Recebemos uma proposta para nova temporada no centro cultural Midrash, em abril. Além disso, fiquei honrada com o convite de dona Eva Scliar, viúva do autor do espetáculo, Moacyr Scliar (1937-2011). Vou participar da abertura de uma exposição sobre
a vida e a obra do escritor, em Porto Alegre, em outubro, no Theatro São Pedro. Pretendo gravar lá o DVD de A Mulher que Escreveu a Bíblia.
O carioca Jô Bilac é uma jovem revelação da dramaturgia. Como você chegou ao texto de Mamutes?
Ele viu As Conchambranças de Quaderna e gostou. Na lata, perguntei a ele se não tinha um texto para a gente, já que nós formamos uma companhia com aquele elenco, a Omondé. Ele disse que havia essa peça, ainda inédita. A trama gira em torno da menina Isadora, interpretada por Débora Lamm, criança perversa que inventa uma história bizarra. Segundo ela, as pessoas que não têm valor são mortas por caçadores e têm sua carne transformada em bifes de hambúrguer, vendidos na rede de lanchonetes Mamute?s Food.
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados
Pista ganha nome de Phil Haegler; missa de sétimo dia foi marcada
A Geração sanduíche — e o recheio que somos nós a viver aos solavancos
10 dicas para correr a vida toda: evolua com fôlego, constância, sem lesão





