Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Carnaval: deputado pede à Liesa inclusão de três escolas no Grupo Especial

Proposta de Dionísio Lins (Progressistas) tem o objetivo de fortalecer os desfiles da Sapucaí, resgatar a tradição e valorizar agremiações históricas

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 ago 2025, 12h38 - Publicado em 20 ago 2025, 12h36
Novidades no modelo de julgamento para o Rio Carnaval 2026
Carnaval: Deputado quer três escolas no Grupo Especial (Divulgação LIESA/Divulgação)
Continua após publicidade

Se depender do deputado Dionísio Lins (Progressistas), a partir do Carnaval de 2026 o número de escolas promovidas ao Grupo Especial vai aumentar. O parlamentar anunciou que pretende apresentar ao presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, uma proposta que amplia de um para três o número de agremiações promovidas à elite do samba a cada edição da festa.

+Justiça mantém liminar que garante gestão do Sambódromo pela prefeitura

A ideia, segundo o deputado, é valorizar a tradição de nomes históricos e fortalecer os desfiles na Sapucaí.  “A modernidade e a inovação sempre foram a marca registrada do presidente e da direção da Liesa. Já estamos em entendimentos com o governador Cláudio Castro e com o prefeito Eduardo Paes, que são verdadeiros foliões e incentivadores do Carnaval, para que possamos discutir esse assunto”, afirmou o parlamentar.

+Briga pela gestão acende debate sobre a revitalização Sambódromo

Assine Abril – Assinar Revista Digital e Impressa

Continua após a publicidade

Além da proposta, o deputado é autor de um projeto de lei que busca reconhecer a Liesa, a Superliga Carnavalesca e a Liga RJ como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Ele ressaltou que, em 40 anos de atuação, a Liesa se consolidou como referência na organização do Carnaval carioca, responsável por criar normas que trouxeram equilíbrio à disputa, ampliaram a transparência e potencializaram o impacto econômico da festa — responsável pela geração de milhares de empregos e pelo aumento da arrecadação pública.

+Viva o cinema de rua! Como será a duplicação do Cine Santa

O parlamentar lembrou ainda que a liga divide com a prefeitura a gestão da Cidade do Samba, espaço que abriga os barracões das 14 escolas do Grupo Especial, e também presta suporte às escolas dos grupos de acesso e mirins.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Em relação à Superliga Carnavalesca, responsável pelos desfiles da Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, Dionísio destacou: “Reúne 60 agremiações em cinco dias de desfiles totalmente gratuitos, arrastando milhares de pessoas para a região”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 29,90/mês