Preço dos transportes: trens, ônibus e táxis têm reajuste de tarifa
O bilhete dos ônibus municipais sobe de 4,30 reais para 4,70 e a mudança começa a valer no próximo domingo (5)

O primeiro dia útil do ano já começa com uma notícia que pesa no bolso dos cariocas. As passagens dos trens e dos ônibus municipais vão ser reajustadas e a bandeirada e o valor da quilometragem dos táxis também vão subir.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
O bilhete dos ônibus sobe de 4,30 reais para 4,70 e a mudança começa a valer no próximo domingo (5). Ao anunciar o aumento, o prefeito Eduardo Paes lembrou que o município passou a subsidiar a passagem e que o reajuste anual é necessário para que o orçamento da cidade não se desequilibre.
Já a passagem dos trens da SuperVia vai aumentar 50 centavos a partir do dia 2 de fevereiro, passando de 7,10 reais para 7,60 reais. Esse novo preço foi homologado pela Agência Reguladora de Transportes (Agetransp) e o reajuste é baseado no contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, que define o Índice Geral de Preços (IGP-M) acumulado de 12 meses como o índice de correção do valor.
+ Yuri Lima agradece perdão de Iza: “Amor da minha vida”
Já a subida do preço das corridas de táxi passaram a valer nesta quinta (2). De acordo com uma resolução da Secretaria municipal de Transportes (SMTR), a bandeirada passou de 6,10 reais para 6,20 reais, enquanto a tarifa por quilômetro rodado na bandeira 1 (das 6h às 21h, de segunda a sábado) passa de 3,35 reais para 3,65 reais.
Na bandeira 2 (praticada entre 21h e 6h, de segunda a sábado, e a qualquer horário nos domingos, feriados e em subidas íngremes) passa 4,02 reais para 4,38 reais. A tarifa do volume transportado também muda, de 3,35 reais para 3,65 reais.
No caso dos táxis de categoria executiva, a bandeirada passa de 8,20 reais para 8,35 reais. A tarifa por quilômetro rodado sobe de 5,75 reais para 6,25 reais.