Tratamentos para embelezar cílios conquistam famosas e anônimas
Alongamento das pestanas chega forte ao Rio, em estúdios especializados, junto com novidades como coloração e até permanente dos cílios
Lá no tempo dos papiros, dizem, Cleópatra depilava seus supercílios usando finas faixas de tecido banhadas em cera quente. A rainha do Egito ficaria encantada com as novidades surgidas nessa área desde o finzinho do segundo milênio depois de Cristo: ganharam força na década de 90 estudos sobre o visagismo do olhar, conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza do rosto e corrigir imperfeições. Tratamentos como a dermopigmentação das sobrancelhas e o alongamento dos cílios, originários da Ásia, foram aperfeiçoados, conquistaram fama e chegam ao Rio junto com inovações como a coloração e o lifting das pestanas. “Os maxicílios, bem marcados e definidos, estão em alta”, afirma o maquiador Fernando Torquatto, que, não por acaso, inaugurou na Barra, no final do ano passado, o Blink by Torquatto, estúdio dedicado ao visagismo dos olhos.
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Giovanna Antonelli, Deborah Secco e Vanessa Giácomo estão entre as famosas adeptas do alongamento das pestanas, que dura em média vinte dias. “É prático. Você não precisa ficar colando cílios postiços nem passando rímel”, opina a atriz Juliana Boller. De espessura, comprimento, curvatura e cores variados, os fios (uns de seda, outros de pelos de animais, como o javali) são aplicados um a um rentes à pálpebra, com cola especial. “É preciso lavá-los com xampu de bebê diluído em água filtrada, escová-los para acertar a direção dos pelos e evitar o uso de demaquilantes à base de óleo e rímeis à prova d’água”, recomenda Carina Arruda, do Lolla Studio. Autoridade no assunto, ela é a única brasileira com certificado conferido pela americana Sophia Navarro, responsável pelas piscadelas glamourosas de Beyoncé e Paris Hilton. Salões de beleza tradicionais da cidade, como Ophicina do Cabelo, Visage Coiffeur e Studio Sonia Nesi, aderiram. O TP Beauty Lounge, no Leblon, vai além, oferecendo coloração e até permanente. Às mais empolgadas, a dermatologista Claudia Miki faz um alerta: “Os produtos usados podem desencadear reações de hipersensibilidade, até lesionar a córnea”. Portanto, é importante fazer o teste alérgico antes de começar a bancar a Cleópatra.