Continua após publicidade

Caso dos transplantes: pacientes que receberam órgãos serão retestados

Dos 288 doadores de órgãos, 39 tiveram amostras insuficientes para retestagem, resultando na necessidade de retestar 59 receptores

Por Da Redação
4 nov 2024, 14h33
laboratorio-testes-errados-HIV
Operação Verum: sócio de laboratório que fez testes errados de HIV foi preso em outubro (Rafael-Campos/Governo do Estado do Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

Após o erro inédito em exames que acarretou na contaminação de seis pacientes com o vírus HIV, o Hemorio afirmou que fez análises preliminares que constaram que nenhuma das outras 288 amostras de sangue de doadores de órgãos estava infectada.

No entanto, documentos obtidos pelo jornal O Globo revelam que não foi possível realizar o reteste de 39 doadores de órgãos. Diante disso, a secretaria de estado de Saúde quer examinar 59 pacientes transplantados com órgãos desses doadores.

+ Previsão do tempo no Rio: semana terá chuva e instabilidade

O erro do laboratório PCS Lab Saleme foi revelado em outubro, mas a secretaria foi informada um mês antes, quando um hospital privado alertou à pasta que um paciente havia se infectado após um transplante.

O PCS Saleme foi fechado e agora o Hemorio é responsável pelos exames dos órgãos doados. Na semana passada, a a secretária estadual de Saúde, Claudia Maria Braga Mello, enviou um ofício a onze hospitais que realizaram transplantes de pacientes pedindo para que eles localizem os receptores. Segundo o documento, não foi possível fazer as análises de todas as amostras de sangue dos transplantados em 2024 no estado. No ofício, Claudia Mello diz que “dos 288 doadores 39 tiveram amostras insuficientes para retestagem, resultando na necessidade de realizarmos o teste em 59 receptores”. A mensagem foi direcionada a unidades públicas e privadas nas quais os transplantes foram realizados.

Continua após a publicidade

+ Plano Verão da prefeitura inclui obras para evitar enchentes na cidade

A secretária ainda pede para que um representante de cada unidade se dirija à sede da pasta para buscar a listagem individual de pacientes. No documento, Cláudia Mello ainda diz que o Hospital Universitário Pedro Ernesto terá um centro de testagem exclusivo para atender a esses casos e os exames poderão ser feitos de segunda a sexta, entre 8h e 17h.

Continua após a publicidade

Os testes deveriam ainda ser marcados por um telefone ou e-mail exclusivo do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS): “Caso os pacientes já tenham sido testados, solicitamos que nos enviem a resposta com os respectivos resultados”, completa a secretária no ofício.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Além do teste de HIV, os pacientes transplantados também vão precisar refazer os exames do protocolo de doação de órgãos do Ministério da Saúde, que engloba testagem para hepatites, sífilis e doença de chagas, por exemplo.

Continua após a publicidade

Na semana passada, a Polícia Civil indiciou e pediu a prisão preventiva de seis pessoas, entre sócios e funcionários do laboratório PCS Lab Saleme. Para a Delegacia do Consumidor (Decon), os investigados reduziram o controle de qualidade dos exames a fim de aumentar o lucro. Em seu Relatório de Inquérito Final, o delegado titular da Decon, Wellington Pereira, afirma ainda que o laboratório não seguia o protocolo do Ministério da Saúde para testes de doadores mortos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.