Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Tiroteio fecha a Avenida Brasil e impacta o transporte público

Bandidos armados com fuzis fogem em trilha durante operação da PM contra barricadas no Rio. Não há informações sobre mortos ou feridos

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 nov 2025, 12h40 • Atualizado em 27 nov 2025, 12h40
Homens armados em fuga pela mata, no Campinho, na Zona Norte, são flagrados durante operação policial
Fuga: homens armados foram flagrados fugindo pela mata durante operação policial na Zona Norte  (TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Um grupo de bandidos armados em fuga foi flagrado no início da manhã desta quinta (27) subindo o Morro do Fubá, na Zona Norte do Rio, enquanto policiais realizavam uma nova etapa da Operação Barricada Zero. Na Cidade Alta, os criminosos atearam fogo em pneus e objetos para impedir a passagem da polícia. Houve confronto e a Avenida Brasil, uma das principais vias expressas da cidade, precisou ser interditada nos dois sentidos, por pelo menos 40 minutos. Ainda não há informações sobre mortos ou feridos.

    Policiais tentam conter fogo em estruturas
    Operação Barricada Zero: para impedir o avanço da polícia, criminosos colocaram fogo em carros e estruturas (PMERJ/Divulgação)

     

    O registro da fuga do grupo foi feito pelo helicóptero da TV Globo. As imagens mostram os homens caminhando em fila indiana em trilhas em meio à vegetação. Alguns carregavam fuzis nas mãos.  Nas redes sociais, outras imagens mostram o Complexo de Israel envolvido numa cortina de fumaça, que podia ser vista de diversos pontos da cidade, enquanto a Avenida Brasil aparecia completamente deserta — cenário incomum para o horário.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    A Operação Barricada Zero tem o objetivo de remover os bloqueios em comunidades de todo o estado. Homens do 16º BPM e do Comando de Operações Especiais (COE) trabalhavam na manhã desta quinta (27)  no Complexo de Israel, área sob domínio da facção Terceiro Comando Puro (TCP), liderada pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão.  O grupo controla atividades criminosas na região, incluindo comércio ilegal e circulação, mantém disputas com organizações rivais e é alvo frequente de operações policiais.

    Continua após a publicidade

    +Como será o sistema de estacionamento que prevê o fim dos flanelinhas

    O tiroteio  chegou a impactar a circulação de trens no ramal Saracuruna da SuperVia. Segundo a concessionária, entre o final da madrugada e o começo da manhã, os trens que passam pela Cidade Alta chegaram a circular somente da Central até a Penha e de Caxias até Saracuruna. O fluxo do transporte foi normalizado pouco depois das 7h. No entanto, a estação da Supervia em Cordovil, próxima ao local da operação policial, permaneceu sem atendimento. Devido à interdição na Avenida Brasil, o serviço do BRT chegou a ser interrompido em dois pontos: no sentido Deodoro, na altura da estação Mercado São Sebastião, e no sentido Gentileza, próximo à estação Vigário Geral.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Além do Complexo de Israel, a Polícia Militar está operando contra as barricadas no Morro do Fubá, no Campinho, na Zona Norte; em Duque de Caxias (Lixão, Mangueirinha e Vila Ideal); em Nova Iguaçu (Comunidade Ben 10 e ⁠Inferninho); em Mesquita (Comunidade do Sebinho); em Queimados (São Simão e Caixa D’água); em Japeri (Lagoa do Sapo e ⁠São Jorge); e em São Gonçalo (Jardim Catarina).

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês