Continua após publicidade

Tíitulo

Subtítulo

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 12h52 - Publicado em 3 jul 2014, 12h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bastou o primeiro apito abrir a Copa do Mundo, no último dia 12, para que um colorido desfile de bandeiras de uma infinidade de países tomasse as principais ruas da cidade. Estima-se que até o próximo dia 13 uma multidão mul­tiét­­ni­ca composta de 400?000 pessoas de mais de 100 nacionalidades transitará pela orla e pelos pontos turísticos. Nem todos os torcedores cumprirão a peregrinação ao Maracanã ? a Fifa calcula que 89?000 estrangeiros adquiriram ingresso para ir ao templo do futebol. Mas, seja no estádio, seja na Fan Fest de Copacabana, é fato que reina na cidade um clima de Carnaval estendido. E, lembrando a máxima cunhada pelo sambista Jamelão, quem veio, em sua grande maioria, estava “mais feliz que pinto no lixo”. Essa é a constatação de uma pesquisa realizada por VEJA RIO no último fim de semana com meia centena de visitantes de vinte países. Entre os entrevistados, sobraram elogios à hospitalidade carioca e à exuberância da natureza. Provenientes tanto de países que nem sequer disputam o torneio, como Polinésia Francesa ou Quênia, quanto de .

    Publicidade

    vizinhos como Argentina, eles abarrotam cartões-postais e se infiltram em redutos dos cariocas, como o Baixo Gávea. Comparando-se a outro evento de proporções semelhantes ocorrido no ano passado, a complicada Jornada Mundial da Juventude presidida pelo papa Francisco, melhoramos muito. Naquela ocasião, o metrô apanhou feio nas críticas feitas pelos visitantes, da mesma forma que a organização em si, com a mudança forçada do local da celebração mais importante na última hora. Agora, sobram até afagos para nosso ainda sofrível sistema de transporte de massa. “Em questões como a mobilidade urbana, cheguei a temer o caos, o que não se confirmou”, diz Pedro de Lamare, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio). “É um momento extremamente positivo”, afirma.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.