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Tesouros ignorados

Um roteiro pelos museus da cidade com obras de inegável valor artístico, mas pouco conhecidas

Por Carlos Henrique Braz
Atualizado em 5 jun 2017, 14h54 - Publicado em 10 ago 2011, 15h10
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  • Embaladas pela curiosidade que o novo desperta, as boas mostras temporárias sempre são sucesso de público. No Museu Nacional de Belas Artes, a exposição interativa Rio: a Arte da Animação tem levado legiões de pais e filhos a observar esculturas e esboços do desenho animado produzido pelo diretor Carlos Saldanha. Muita gente, porém, deixa o prédio na Cinelândia sem se dar conta de que ele exibe também obras significativas da produção brasileira do século XIX, como a tela A Primeira Missa do Brasil, de Victor Meirelles, e pinturas relevantes da arte moderna. Uma delas é Le Manteau Rouge, de Tarsila do Amaral, que, cedida em março ao cerimonial do Palácio do Planalto, impressionou o presidente Barack Obama em sua visita a Brasília. Com a ajuda de especialistas, VEJA RIO listou nove trabalhos que são atrações permanentes ou integram mostras de longuíssima duração na cidade. Trata-se de um roteiro que fica à disposição do carioca, desmentindo o ditado “o que é bom dura pouco”. Se você não conhece, vale uma visita. Os endereços e horários de funcionamento das instituições estão na seção Exposições, a partir da página 90.

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    Le Manteau Rouge

    Autora: Tarsila do Amaral

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    Data: 1923

    Onde é exposto: Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea do Museu Nacional de Belas Artes

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    Por que é importante: Foi feito pouco depois de uma recepção para Santos Dumont em Paris, quando a pintora ganhou elogios do inventor por usar um casaco vermelho

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    Torso Helenístico

    Autor: Desconhecido

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    Data: Século IV a.C.

    Onde é exposto: Sala de jantar do Museu da Chácara do Céu

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    Por que é importante: Este raro exemplar de arte grega existente na nossa cidade é uma das peças avulsas integrantes da Coleção de Arte Europeia da casa, que foi seriamente desfalcada com o roubo das telas de Picasso, Matisse, Monet e Dali durante o Carnaval de 2006

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    Colonos

    Autor: Di Cavalcanti

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    Data: 1940

    Onde é exposto: Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea do Museu Nacional de Belas Artes

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    Por que é importante: Pintado em Paris, onde o artista viveu por cinco anos, é considerado uma de suas obras-primas. Mescla influências do expressionismo com as raízes tropicais do autor, notadamente nas figuras roliças

    reprodução Ricardo Bhering
    reprodução Ricardo Bhering ()
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    Lagoa do Boqueirão

    Autor: Leandro Joaquim

    Data: Segunda metade do século XVIII

    Onde é exposto: Circuito de Exposições de Longa Duração do Museu Histórico Nacional

    por que é importante Integra um conjunto de telas encomendadas pelo vice-rei Luís de Vasconcelos para decorar os gazebos do Passeio Público. É uma das poucas imagens do período colonial

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    Autorretrato Mulato

    Autor: Lasar Segall

    Data: 1935

    Onde é exposto: Seção Genealogias do Contemporâneo do Museu de Arte Moderna

    por que é importante Trata-se de uma das telas em que o pintor lituano se retrata como alguém natural do Brasil, com a reprodução de um mulato de lábios grossos

    reprodução Paulinho Muniz
    reprodução Paulinho Muniz ()
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    Espaços Virtuais: Cantos

    Autor: Cildo Meireles

    Data: 1967

    Onde é exposto: Coleção João Sattamini do Museu de Arte Contemporânea por que é importante Foi uma das primeiras instalações concebidas no Brasil (fim da década de 60)

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    A Barca

    Autor: Candido Portinari

    Data: 1941

    Onde é exposto: Setor de arte brasileira do Museu da Chácara do Céu por que é importante Este quadro de grandes dimensões sobressai na Coleção Castro Maya, guardiã de ótimo acervo do pintor

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    Afresco de Pompeia

    Autor: Desconhecido

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    Data: Século I

    Onde é exposto: Coleção Greco-Romana do Museu Nacional

    Por que é importante: Representação de um monstro marinho, este fragmento permaneceu intacto depois da destruição de Pompeia pelo vulcão Vesúvio. Foi dado à imperatriz Teresa Cristina, em 1855

    reprodução Se?rgio Zalis
    reprodução Se?rgio Zalis ()
    Esquife de Gato

    Autor: Desconhecido

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    Data: Entre os séculos IV a.C. e IV d.C.

    Onde é exposto: Coleção Egípcia da Fundação Eva Klabin

    Por que é importante: O sarcófago para felinos, feito entre os períodos Ptolomaico e Romano, é um dos testemunhos do relevante papel dos animais nos rituais religiosos do Egito

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