“Tenhamos responsabilidade”, diz Paes sobre foliões em laje de prédio
Vídeo que circula nas redes foi gravado durante a abertura não oficial do Carnaval. Participantes estavam em cima do centro cultural Casa da Tia Ciata
Um vídeo que mostra foliões cariocas em cima de um prédio antigo durante um bloco de pré-Carnaval foi compartilhado pelo prefeito do Rio com um alerta: “Divirtam-se, caiam na folia, mas tenhamos responsabilidade”, escreveu Eduardo Paes em publicação nas redes sociais. Feita no último dia 7, dia da abertura não oficial do Carnaval 2024, a gravação marca os perfis do bloco Amores Líquidos e do Bloco das Trepadeiras, que costuma subir em árvores e locais mais altos durante a passagem de cortejos.
+ Light, Ampla e Águas do Rio são as empresas mais processadas no Rio
“Subir na laje de imóveis antigos, além de colocar o patrimônio histórico em risco, coloca a vida de vocês em risco também”, reforçou o prefeito na publicação. Na cena, que ocorreu na Gamboa, bairro da zona portuária da cidade, integrantes de um bloco pulam e dançam em cima da Casa da Tia Ciata. O centro cultural que homenageia a matriarca do samba fica aos pés do Morro da Conceição, onde também está situado o Jardim Suspenso do Valongo, patrimônio da cidade.
Em resposta à publicação, o Bloco das Trepadeiras pediu desculpas pelo ocorrido e que se preocupa com a segurança das mais de 60 integrantes do bloco, criado há 16 anos. “Quando trepamos pelas ruas do Rio, cidade, não é nossa intenção depredá-la ou causar danos, pelo contrário. Tanto que marquises, pontos de ônibus, carros em movimento, estão fora de cogitação. Sempre avaliamos onde estamos pisando (literalmente) e, quando há riscos, desistimos da missão”, escreveu em comentário. “Ali, na hora, julgamos o movimento seguro. Erramos. Pedimos desculpas e gostaríamos de esclarecer que desde o dia seguinte estamos debatendo e reconhecendo nosso erro, para que não volte a ocorrer, e sirva de alerta a todas as pessoas que amam o Carnaval. Mais do que Carnaval, nós, do Bloco das Trepadeiras, amamos o Rio”, finalizou.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui