No dia seguinte ao temporal, jacaré aparece na Zona Norte
Réptil foi flagrado nadando no Rio Acari, na Zona Norte do Rio, onde a chuva invadiu casas e famílias locais perderam tudo
Não é sempre que depois da tempestade vem a bonança. No temporal da última segunda (9), um jacaré foi flagrado nadando no Rio Acari, na Zona Norte do Rio. O réptil não atacou ninguém, mas deu um susto na vizinhança. O curso do rio corta os bairros de Acari, Fazenda Botafogo e Coelho Neto, região fortemente impactada pelas chuvas.
Outra enchente foi registrada no Rio Faria-Timbó, em Bonsucesso, onde muitas casas foram atingidas e famílias perderam tudo. Em algumas localidades, a água chegou a uma altura de quase dois metros. A previsão de mau tempo assusta moradores. “Quando o rio transborda, a água do esgoto volta e vem toda para cá. Essa rua é a primeira a encher e a última a esvaziar”, contou Murilo Miranda ao G1.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Na última terça (10), a Comlurb fez um mutirão de limpeza em Higienópolis, onde moradores tentavam salvar móveis e pertences. “Está tudo sujo de lama igual à rua”, disse o morador Daniel Lofiego ao G1.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, o transbordamento é um problema crônico, que tem origem na bacia do Rio Acari. Obras estruturais de contenção, drenagem e ampliação da calha do rio estão em andamento, mas os resultados só serão efetivos a longo prazo. O prefeito chamou atenção ainda para o risco de desabamento nas zonas de encosta, devido ao solo encharcado.
Outros pontos críticos da cidade também tiveram registros de alagamentos, como Manguinhos, Jardim Guanabara, Jacarepaguá, Barra e Aterro do Flamengo. Alguns bairros chegaram a ficar sem luz por até 12 horas.





