Começou a temporada de baleias! Jubarte dá show em Arraial do Cabo

Projeto que monitora os animais calcula que o fluxo migratório na costa brasileira aumentou de 1 000 indivíduos, em 1988, para 30 000 em 2024

Por Da Redação
27 Maio 2025, 11h00
jubarte
Baleia Jubarte em Arraial: passeios para avistamento chegam a custar 600 reais por pessoa (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

O cenário já é paradisíaco e a visita deixou tudo ainda mais especial. No último domingo (25), uma baleia jubarte foi filmada na Praia Grande, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, dando um verdadeiro show no mar cristalino.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Essa aparição anuncia que a temporada 2025 das jubartes na costa brasileira está começando. No ano passado, o número de aparições foi recorde.

O projeto Baleia Jubarte calcula que o fluxo migratório por aqui aumentou de 1 000 indivíduos, em 1988, para 30 000 atualmente.

O crescimento está associado à proibição à caça das baleias, determinada em 1986 pela Comissão Internacional das Baleias, da qual o Brasil faz parte.

Continua após a publicidade

+ Eleição do papa Leão XIV é motivo de orgulho no Colégio Santo Agostinho

O fenômeno acabou impulsionando um novo tipo de turismo, em que embarcações anunciam passeios para avistar jubartes. Os preços chegam a 600 reais por pessoa.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A temporada em que as baleias costumam aparecer nas praias Brasil afora costuma começar em meados de junho e pode durar até novembro, embora o auge desse fenômeno seja entre os meses de julho e setembro. Isso acontece porque é nessa época que esses animais migram das águas geladas da Antártica para as águas mais quentes do litoral brasileiro, de modo a se reproduzir e dar à luz seus filhotes.

+ A geriatria não se restringe a cuidados com idosos

Na última semana, o movimento nas águas também chamou a atenção de banhistas na Praia da Barra, na Zona Oeste da capital carioca. Em um intervalo de dois dias, dois tubarões de espécies diferentes foram vistos no local.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.