O tempo virou! Frente fria traz rajadas de vento, chuva e ressaca ao Rio
Ventania que chegou a 82,1 km/h no Forte de Copacabana, de madrugada, derrubou árvores, apagou sinais pode continuar ao longo desta terça (8)
Uma ventania sacudiu a cidade na madrugada desta terça (8), anunciando a passagem de uma frente fria. As rajadas atingiram 82,1 km/h no Forte de Copacabana, entre 1h e 2h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Houve queda de árvores alguns pontos da cidade. No Méier, por exemplo, as aulas do Colégio Estadual Visconde de Cairu, que fica na Rua Soares, precisaram ser suspensas por causa da interdição da via provocada pela queda de uma delas. Alguns sinais de trânsito ficaram apagados. Na região da Lagoa, ao menos dois pararam de funcionar, um deles no cruzamento do Lagoon. A previsão é de novas rajadas ao longo do dia, variando de 18,5 km/h a 51,9 km/h, com ocasionais rajadas fortes (entre 52 km/h a 76 km/h). As temperaturas terão declínio, com mínima de 18 graus e máxima de 27 graus.
+ Em cruzada contra as distrações, prefeitura veta celulares em sala de aula
O tempo já amanheceu bem diferente dos últimos dias quentes e ensolarados. As temperaturas caíram e há previsão de chuva fraca a moderada, isolada, desde a manhã. Um aviso de ressaca pela Marinha do Brasil segue válido, com início às 21h desta terça (8) e com duração até as 15h de quinta (10). As ondas podem chegar a 3 metros de altura.
A previsão para quarta (9) é que o transporte de umidade do oceano manterá o tempo instável, ocasionando chuva fraca a moderada isolada durante a madrugada e a manhã. Os ventos devem ficar moderados com ocasionais rajadas fortes. A temperatura se manterá estável, com mínima de 17 graus e máxima de 29 graus. Na quinta (10), o calor volta à cidade. A previsão é de céu parcialmente nublado a claro e sem chuva. A mínima pode chegar a 15 graus e a máxima a 33 graus. O mesmo panorama segue na sexta (11), com tendência de elevação da temperatura, com mínima de 16 graus e máxima de 34 graus.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Confira medidas de segurança recomendadas por Bombeiros e pela Defesa Civil em caso de ventos fortes:
Em casa:
Feche portas e janelas
Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma
janela quebre
Feche o registro de gás
Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair
Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Na rua:
Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas
Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar
Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida.
Preparativos para a festa: Show de Alok no centenário do Copacabana Palace terá esquema
de segurança semelhante ao do réveillon