Cariocas gastam o maior tempo no deslocamento para o trabalho

Considerando ida e volta, eles podem desperdiçar mais de quatro horas por dia no trajeto, segundo relatório do aplicativo de mobilidade Moovit

Por Da Redação
28 jan 2025, 16h18
carros-trânsito-ipva
Roubo de carro: Rio tem dezenas de casos diários e pesquisa indica aumento (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Continua após publicidade

Onze por cento dos usuários de transportes da Região Metropolitana do Rio perdem duas horas ou mais a cada viagem entre suas casas e os locais de destino, incluindo o trabalho. Na prática, considerando-se ida e volta, cariocas e fluminenses podem desperdiçar mais de quatro horas por dia nos trajetos, segundo levantamento do aplicativo de mobilidade Moovit feito em 50 regiões metropolitanas de 17 países onde o recurso está presente. O resultado deixa o Grande Rio com o pior percentual neste quesito, entre as demais regiões metropolitanas brasileiras incluídas no estudo: Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. O tempo médio de deslocamentos (58 minutos por sentido) também leva o Grande Rio para a última posição no país.

+ Com restrição de voos no Santos Dumont, Galeão retoma patamar pré-pandemia 

“No caso do Rio de Janeiro, isso é uma consequência de falta de planejamento urbano e de transportes. Muitos que dependem do transporte público também precisam morar cada vez mais longe, por falta de opção. O ideal era que tivéssemos um sistema de transportes por trilhos mais eficiente e confiável quanto aos intervalos das viagens. Quando isso se associa à falta de planejamento integrado na Região Metropolitana, a consequência é essa”, disse ao jornal O Globo o engenheiro especializado em Transportes Licínio Machado Rogério, do Fórum de Mobilidade Urbana do Rio.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Feito com base em dados oficiais repassados pelas cidades, o estudo ficou pronto em dezembro. No caso do tempo médio de espera, o morador da Região Metropolitana do Rio perde 16 minutos — perdendo para a região metropolitana de Recife, com 20 minutos. O levantamento mostra ainda que, para se deslocar no Rio, metade dos usuários precisa fazer duas ou mais baldeações: é a maior taxa entre as 50 regiões analisadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.