Continua após publicidade

Talento arretado

Diretora-geral de Cordel Encantado, Amora Mautner revela seu estilo rude para se impor na TV

Por Alessandra Medina
Atualizado em 5 jun 2017, 14h57 - Publicado em 15 jun 2011, 18h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ao embaralhar temas que pareciam nada a ter um com o outro, como a nobreza europeia e o cangaço brasileiro, Cordel Encantado não para de surpreender. Há dois meses no ar, o folhetim arrebatou o público do horário das 6 e já obteve 28 pontos no ibope, número considerado excelente para a faixa. Parte do sucesso deve ser creditada ao texto redondo de Thelma Guedes e Duca Rachid e ao elenco muito bem encaixado no enredo, com destaque para as atuações de Matheus Nachtergaele, Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães. Por justiça, vale salientar também o acerto na maquiagem, no figurino, no cenário e nas imagens com o efeito de película do cinema. Entre tantos motivos, brilha com força a estrela da diretora-geral Amora Mautner, uma carioca com fama de ser arretada no trabalho. Ela é responsável pela medida certa nas interpretações burlescas da atração. “Fico muito atenta aos atores e ao tom da novela”, reconhece. “Há um grande risco de virar uma comédia tosca, né?”

    Publicidade
    perfil2.jpg
    perfil2.jpg ()

    Sua carreira na TV foi construída meio ao acaso e, por pouco, não é interrompida logo na primeira experiência. Amora começou como atriz aos 16 anos, interpretando um papel na novela Vamp, exibida em 1991 e atualmente em reprise no canal pago Viva. Sua performance diante das câmeras foi inesquecível. “Odiei do primeiro ao último dia de gravação”, lembra. “Queria que a personagem usasse as minhas roupas e sugeria marcação para o diretor. Já sabia que aquele não era o meu caminho.” Fora dos estúdios, os problemas continuavam. No auge da adolescência e com as mudanças no corpo a todo vapor, ela detestava se ver na tela. Tímida, não sabia lidar com o assédio dos fãs. Numa derradeira tentativa, ainda foi escalada pelo diretor Roberto Talma para o especial Deus É Brasileiro. “Chegamos à conclusão de que era melhor ela tentar outra profissão”, recorda Talma, que lhe deu a primeira oportunidade atrás das câmeras, como sua assistente em um seriado. Seis anos mais tarde, em 1998, a moça passou para o núcleo de novelas e virou braço-direito da diretora Denise Saraceni na regravação da trama Anjo Mau. De lá para cá, dirigiu doze folhetins e seis minisséries. Aos 36 anos, é a bem-sucedida caçula entre os diretores-gerais da emissora, com salário em torno de 30 000 reais.

    Publicidade
    TV Globo/João Miguel Júnior
    TV Globo/João Miguel Júnior ()

    Filha única do cantor, compositor e escritor Jorge Mautner e da historiadora Ruth Mendes, Amora teve uma educação para lá de liberal. Quando completou 7 anos, os pais acharam que estava na hora de colocá-la na análise. “Não conheço método melhor de autoconhecimento para a pessoa aprender a encarar a vida”, explica Jorge Mautner. Frequentadora do meio artístico desde pequena – é afilhada da atriz Betty Faria -, a menina sempre teve dificuldades de se adaptar às convenções. Ela e a amiga de infância Preta Gil foram protagonistas de um episódio que entrou para o folclore do Colégio Andrews. Em uma aula de literatura, o professor começou a desancar o homossexualismo até que Preta Gil pediu a palavra. “Falei que o meu pai e o da Amora eram gays”, rememora. “E, depois de dizer que nós duas éramos namoradas, demos um selinho.” Embora fosse tudo encenação, no fim do semestre a direção sugeriu que elas procurassem outra escola, digamos, mais de vanguarda. “A ficha só caiu depois. Na verdade nós fomos expulsas!”, conta Preta.

    Continua após a publicidade
    TV Globo/Zé Paulo Cardeal
    TV Globo/Zé Paulo Cardeal ()

    A vocação para comandar, que mais tarde ela descobriu e virou sua fonte de sustento, foi constatada por seu primeiro marido, o escritor Geraldo Carneiro, com quem ela morou dos 17 aos 21 anos. “Amora nasceu para orquestrar grandes produções, e eu era só um, não podia dar certo”, diz, com bom humor. “Ela precisa de uns 400 figurantes para viver bem.” O segundo casamento foi com o ator Marcos Palmeira. Os dois se conheceram em Celebridade, novela dirigida por ela e estrelada por ele. Ficaram juntos quase cinco anos e tiveram Julia, hoje com 3 anos e meio.

    O talento para liderar destacado por Geraldo Carneiro aflorou com força na minissérie JK, exibida em 2006, quando ela dirigiu as cenas do enterro do ex-presidente, com centenas de extras. O pulso firme logo deu lugar à fama de durona, e a própria diretora admite ter se excedido nas broncas, mas credita tudo à insegurança da juventude. “Imagina, aos 23 anos eu já era diretora”, enfatiza. “Aquele personagem brigão foi o jeito que encontrei para me impor diante dos homens e de profissionais com 50 anos de Globo.” Agora, jura, está mais para o estilo paz e amor. Há controvérsias. No estúdio, a equipe da novela aprendeu a identificar o humor da chefe. Quando chega e solta a frase “hoje vai ser um ótimo dia” é bom sinal. Se, ao contrário, dá as caras com ar de poucos amigos, a precaução é redobrada. “Não sou fácil”, admite. “Mas fiquei mais educada.” Amora amadureceu e, garante, deixou de ser casca grossa.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.