Continua após publicidade

Somente 16,6% dos estudantes do Rio sabem Matemática ao sair da escola

Apesar do baixo nível de aprendizado, estado tem o melhor desempenho do país

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 5 dez 2016, 14h57 - Publicado em 7 mar 2013, 20h05
sala-de-aula.jpg
sala-de-aula.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Uma pesquisa do Movimento Todos Pela Educação, divulgada na última quarta (6), mostra que apenas 16,6% dos estudantes do Rio de Janeiro têm um nível de aprendizado satisfatório em Matemática ao terminar o ensino médio. Apesar do baixo índice, o desempenho do estado ficou acima da média nacional, que foi de 10,3%.

Mesmo com desempenho superior à média brasileira, o Rio, no entanto, não alcançou a meta de 20,4% que havia sido estipulada para a matéria na pesquisa. Já em Português, o índice de aprendizado foi de 38,1%, ultrapassando os 33,8% previstos. Se analisado separadamente, o desempenho das escolas públicas é ainda menor. Apenas 8,9% dos estudantes tiveram aprendizado satisfatório em Matemática e o índice para Português ficou em 28,9%.

Os indicadores sobre o nível de aprendizado dos alunos do país faz parte do programa de metas estipulado pelo Todos pela Educação em 2006, e que devem ser cumpridas até o ano de 2022. São elas: todos os alunos devem ter aprendizado adequado ao seu ano; todas as crianças devem estar plenamente alfabetizadas até os 8 anos; todas as crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos devem estar na escola; todos os jovens devem concluir o ensino médio até os 19 anos; e o investimento em educação deve ser ampliado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.