Somente 16,6% dos estudantes do Rio sabem Matemática ao sair da escola
Apesar do baixo nível de aprendizado, estado tem o melhor desempenho do país
Uma pesquisa do Movimento Todos Pela Educação, divulgada na última quarta (6), mostra que apenas 16,6% dos estudantes do Rio de Janeiro têm um nível de aprendizado satisfatório em Matemática ao terminar o ensino médio. Apesar do baixo índice, o desempenho do estado ficou acima da média nacional, que foi de 10,3%.
Mesmo com desempenho superior à média brasileira, o Rio, no entanto, não alcançou a meta de 20,4% que havia sido estipulada para a matéria na pesquisa. Já em Português, o índice de aprendizado foi de 38,1%, ultrapassando os 33,8% previstos. Se analisado separadamente, o desempenho das escolas públicas é ainda menor. Apenas 8,9% dos estudantes tiveram aprendizado satisfatório em Matemática e o índice para Português ficou em 28,9%.
Os indicadores sobre o nível de aprendizado dos alunos do país faz parte do programa de metas estipulado pelo Todos pela Educação em 2006, e que devem ser cumpridas até o ano de 2022. São elas: todos os alunos devem ter aprendizado adequado ao seu ano; todas as crianças devem estar plenamente alfabetizadas até os 8 anos; todas as crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos devem estar na escola; todos os jovens devem concluir o ensino médio até os 19 anos; e o investimento em educação deve ser ampliado.