Vai ao show da Madonna de ônibus? Saiba como aderir ao cartão Jaé
Prefeitura voltou atrás e liberou o pagamento da linha especial do Terminal Gentileza até Copacabana também com Riocard; ir e voltar custa R$ 8,60
Quem pretende ir ao show da Madonna neste sábado (4) no ônibus especial que vai do Terminal Gentileza até Copacabana, passando pelo Aterro do Flamengo, não terá mais que, obrigatoriamente, providenciar o cadastramento no cartão Jaé, que vai substituir o Bilhete Único utilizado nos modais administrados pela prefeitura. A prefeitura do Rio voltou atrás na tarde desta quinta (2) e decidiu aceitar também o pagamento com o Riocard. Anunciado em julho de 2023, o Jaé está em fase de implantação na cidade desde então. Mas até agora a adesão ao novo cartão ainda é baixa. O passageiro que embarcar na linha especial viajará ponto a ponto, sem paradas, e receberá uma pulseira para identificação no retorno. Não haverá integração, nem gratuidade. A ida terá início às 13h, e a volta, desde a enseada de Botafogo, será de meia-noite às 4h.
+ Show da Madonna: metrô vai funcionar até as quatro horas da manhã
Cerca de 1,5 milhão de pessoas são esperadas para o espetáculo, e o transporte público é o mais indicado para o ir e vir do público. A partir das 18h desta quinta (2), o estacionamento nas ruas de Copacabana e no entorno estará proibido. Três mil vagas serão suprimidas. No sábado (4), a partir das 18h, carros particulares — inclusive de moradores — estarão proibidos de acessar e de circular no bairro. A restrição de horário também vale para carros de aplicativo. Os táxis e os ônibus comuns podem circular apenas até as 19h30. A partir deste horário, a circulação e os acessos do tráfego ao bairro serão completamente proibidos.
De acordo com a prefeitura, 217 mil passageiros se cadastraram no Jaé, mas 1,5 milhão de pessoas têm o bilhete único ativo no Rio. Somente cerca de 77 mil cartões Jaé foram emitidos até agora. A previsão inicial da prefeitura era de que a partir de 1º de novembro do ano passado, todos os meios de transportes municipais passariam a receber o novo cartão. E o dia 1º de fevereiro de 2024 marcaria o fim do Riocard, ficando o Jaé como único bilhete válido. Mas, no início de novembro foi preciso adiar a expansão do sistema, por conta de dificuldades na instalação dos validadores. Até agora não há uma previsão para que os passageiros façam a substituição definitiva do cartão.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Para o dia do show, a orientação da prefeitura é que os passageiros que queiram usar o Jaé, que não possui nenhuma taxa adicional para ser adquirido, baixem o aplicativo com antecedência e façam a carga de pelo menos R$ 8,60, que garante a passagem de ida e volta. No site do cartão, é possível saber mais detalhes de como proceder. Confira aqui algumas delas:
Como adquirir o cartão Jaé?
Através das Máquinas de Autoatendimento localizadas nas estações do BRT e VLT.
O cartão Jaé é pago?
A primeira via do cartão Jaé é gratuita. Ao adquirir o seu cartão Jaé em uma das Máquinas de Autoatendimento, você deixará uma caução de R,30. Esse valor da caução será restituído, tornando-se crédito para pagar a sua passagem assim que você realizar o seu cadastro no App Jaé e associar o cartão à sua conta.
Como associar o cartão Jaé à minha conta no App?
1º passo: baixar o App Jaé e realizar o seu cadastro;
2º passo: clicar em “cartão” e seguir os passos para associação;
3º passo: ir até uma Máquina de Autoatendimento Jaé para validar o processo de associação do seu cartão.
Onde consultar o saldo disponível para uso?
Através dos canais abaixo:
App Jaé, somente para cartões associados;
Site Jaé, somente para cartões associados;
Máquinas de Autoatendimento nas estações do BRT e VLT;
Estabelecimentos credenciados.
Em quanto tempo os créditos carregados ficam liberados para utilização?
Os créditos são liberados imediatamente após o pagamento ser concluído. Quando você realiza a compra de créditos, pelo aplicativo ou site, utilizando boleto como forma de pagamento, os créditos ficam disponíveis em até 2 (dois) dias úteis, após o pagamento ser processado pelo banco.